Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

MTur, Embratur e Câmara de Comércio LGBT assinam acordo que promove o Brasil como destino gay-friendly

Romilldo Campelo, secretario de cultura de sao paulo Eloisa Aruda secretaria municipadCrédito: Roberto Castro/ MTur

Romilldo Campelo secretario de cultura de São Paulo, Eloisa Arruda secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, presidente da Embratur, Teté Bezerra, Marcelo Michietto vice-presidente da Câmara de Comércio LGBT de São Paulo, Ricardo Gomes presidente da Câmara de Comércio LGBT e o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz

O Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT o Brasil assinaram, na manhã desta segunda-feira (21/05), em São Paulo, um acordo de cooperação técnica para preparar o Brasil como destino LGBT. O pacto foi firmado no mês marcado pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no último 17 de maio.

“Esse acordo que tem duração de 60 meses é um divisor de águas para fomentar o turismo LGBT e gerar mais empregos e negócios. Isto prova que agora sim teremos um plano de estado, pois passaremos por este mandato, pelo próximo e ainda por cinco meses do terceiro mandato em 2023. Teremos tempo de estabelecer um trabalho contínuo que vai romper as barreiras deste governo para apresentar os resultados deste acordo com possibilidade de renovação.”, explicou Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT.

O objetivo do pacto é promover e apoiar a comercialização do Brasil como destino gay-friendly nos mercados doméstico e internacional, além de sensibilizar prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito no atendimento a esse público.
A execução do plano de trabalho integrado será supervisionada, monitorada e avaliada por um Comitê Gestor a ser formado em até 30 dias. Entre as ações previstas no acordo estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento para conhecer o perfil e os hábitos de consumo do público; ações de qualificação profissional para agentes do setor e medidas de promoção e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos ligados ao segmento LGBT nos mercados nacional e internacional.

A iniciativa contempla metas previstas no PNT 2018-2022 para oferecer acesso democrático à atividade turística. A Pasta possui assento no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e em 2016 elaborou, em conjunto com o CNCD-LGBT, o Guia “Dicas para atender bem Turistas LGBT”. A publicação tem o objetivo de orientar os prestadores de serviço turísticos sobre o atendimento ao público LGBT, oferecendo dicas que garantam acolhimento e respeito a esse público em destinos e equipamentos turísticos.

Ricardo Gomes, Vinicius Lummertz e Tete Bezerra

Ricardo Gomes, Vinicius Lummertz e Tete Bezerra

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para avançar na relação LGBT com o comércio e os negócios do setor, é preciso primeiro aprimorar as ideias que constroem o País. “O Brasil é uma nação muito conservadora, ainda que diversa. Mas o turismo faz muitas coisas acontecerem. Ele aproxima, cria canais, faz as pessoas viajarem, se comunicarem, se entenderem apesar dos idiomas distintos. O turismo é uma forma de ‘respirar’, de ‘oxigenar’ o Brasil”, diz o ministro.

O ministro afirmou ainda que o acordo pelo segmento é resultado de um “diálogo de alto nível, que dá sinais sobre o respeito à diferença e diz muito sobre o acolhimento brasileiro, que é a vocação e o talento do nosso País”,ressaltou.

Lummertz afirmou que de cada 10 turistas no mundo, um é do segmento LGBT e cerca de 15% da movimentação financeira turística mundial é gerada por este público, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

A presidente da Embratur, Teté Bezerra, destacou que a perspectiva de igualdade vai além de uma decisão estratégica do setor. “É um público importante, que viaja muito e impacta positivamente a cadeia do Turismo. A sociedade, a iniciativa privada e os governos valorizam a diversidade e defendem a igualdade”, disse. “É a diversidade que define o Brasil”, completou a presidente.

Para Ricardo Gomes, da Câmara LGBT do Brasil, o convênio é “a parceria que faltava” para avançar nos trabalhos da entidade. Ele destacou que o acordo vai “ampliar, fomentar o trabalho e dar divulgação às atrações deste que é um País completo em turismo”. Com os projetos previstos, “pensamos e buscamos uma sociedade onde todos sejam respeitados e incluídos”, indagou Ricardo.

De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eloisa Arruda, “a cidade de São Paulo acolhe essa iniciativa de braços abertos, por entender a importância desse público para a cidade”. Ela destacou que “medidas como o casamento homoafetivo, a adoção do nome social e tantas outras conquistas mostram a luta da sociedade para derrubar tabus”, celebrou.

Na ocasião, a Câmara anunciou a realização da 3ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, que acontece entre os dias 6 a 9 de maio de 2019, no Unibes Cultural, em São Paulo.

Receba nossas newsletters