A Embratur e o Ministério do Turismo firmaram uma parceria com o Sebrae, formando o Convênio de Cooperação Técnica, no valor de R$ 200 milhões, para promover a realização de ações voltadas ao aumento da competitividade das micro e pequenas empresas de turismo. Nos próximos dois anos, serão desenvolvidas iniciativas de produção de inteligência, inovação da oferta turística, qualificação dos produtos e serviços, promoção internacional dos destinos, melhoria do acesso a serviços financeiros e atração de investimentos para o setor.
O assunto teve destaque na última terça-feira (04), em Brasília, durante a abertura do #TurismoSummit2018, promovido em parceria dos três órgãos para debater os avanços tecnológicos e seus impactos no setor de viagens.
“A iniciativa será um marco para o setor com implementação de ações de articulação, fomento do turismo e atrair mais investimentos para acelerar o desenvolvimento da atividade, gerar empregos e transformar os nossos destinos”, destacou a presidente da Embratur, Teté Bezerra.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, lembrou que todo o montante que será investido no convênio provém de recursos do órgão e ressaltou a forte ligação com o setor de serviços, especialmente o turismo, que é formado em sua maioria (95%) por micro e pequenas empresas.
“É importante unirmos forças. A tendência atual do Sebrae é planejar os territórios e fechamos esse acordo para a melhoria de destinos e roteiros turísticos e para trabalhar com agentes públicos e privados visando um melhor entrosamento”, explicou Guilherme.
Além do convênio, o MTur articulou com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) uma linha de crédito especial de R$ 5 bilhões, dos quais já foram acessados mais de R$ 1,5 bilhão, para gestores públicos e iniciativa privada investirem em infraestrutura.
Segundo o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o novo modelo proposto no convênio está baseado em três eixos principais: promoção da governança, difusão de novas tecnologias e estímulo à prática da sustentabilidade. “O setor turístico tem que entender o que o turista deseja e propor soluções que o ajudem desde a hora de planejar a viagem até o momento de efetivamente desfrutar dos atrativos e comodidades dos destinos”, apontou.