Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

MTur se destaca em prêmio de acessibilidade na internet

O site Turismo Acessível – desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) – ficou com a segunda colocação do 3º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, categoria site governamental. A premiação ocorreu na noite da última quinta-feira (4), em São Paulo, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da Inclusão, e contou com a presença do diretor de Produtos de Destinos do MTur, Wilken Souto.


A ferramenta virtual permite à população avaliar a acessibilidade em estabelecimentos ligados ao turismo, tais como presença de rampas, banheiros adaptados e cardápios em braile, por exemplo. A primeira colocação ficou com o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (EMAG) do Ministério do Planejamento. O eMAG é um conjunto de recomendações usado como referência de acessibilidade e padronização dos sites governamentais.

Lançado há seis meses no Congresso Nacional, o site Turismo Acessível conta com um banco de dados composto por cerca de 530 mil estabelecimentos e já tem mais de mil usuários cadastrados. Os acessos ao site passam da marca de 385 mil. Na página, o internauta pode classificar o atendimento por meio de notas, incluir comentários e fotos. “O Prêmio Nacional de Acessibilidade é para nós como reconhecimento, mas mais importante que isso é o uso dessa ferramenta pelas pessoas com deficiência para que elas possam, de fato, usufruir dos benefícios da atividade turística com segurança e com autonomia”, disse Wilken Souto.
.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters