Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços / Turismo em Dados

No Rio, empresários acreditam na retomada total da economia apenas em 2023

Uma pesquisa do Sebrae aponta que os empreendedores fluminenses acreditam que a economia voltará ao normal apenas no primeiro trimestre de 2023. Essa percepção está vinculada ao momento atual das micro, pequenas empresas e do MEI. Neste momento, 74% dos pequenos negócios alegam diminuição de faturamento, 11% conseguiram aumentar o rendimento da empresa e 10% mantiveram o rendimento igual.

Lanchonetes, bares e restaurates do Rio de Janeiro reabrem hoje(2) com restrição de horário, lotação e distância entre mesas.

Lanchonetes, bares e restaurates do Rio de Janeiro reabrram em meio a pandemia, em 2020, mas a retomada ainda demora tempo (Agência Brasil)

Ao mesmo tempo que perda de faturamento é um problema, os pequenos negócios acabaram contraindo empréstimos para continuar a operação das empresas. Ao todo, 64% das empresas fluminenses recorreram ao empréstimo junto às instituições financeiras.

“Os pequenos negócios que possuíam controles financeiros, plano de contas, indicadores financeiros do seu negócio e uma reserva de emergência, tiveram a possibilidade de redirecionar o seu empreendimento de forma mais planejada. Enquanto que as MPE que já estavam com dificuldades financeiras, a pandemia acelerou a sua insolvência e seu inadimplemento”, reforça o coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio, Marcos Mendes.

PIX – A migração para o mundo digital foi um fator importante para ajudar as empresas a sobreviverem durante o período mais crítico. No estado do Rio, 82% dos empreendedores já adotaram o Pix. Enquanto 18% ainda não utilizam essa ferramenta.

Receba nossas newsletters