Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Prefeitura do Rio apresenta pesquisa sobre 16ª Parada do Orgulho LGBT

Na tarde desta quinta, dia 24, a Prefeitura do Rio, por intermédio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS), apresentou uma pesquisa de percepção da população realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) durante a 16ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, em 9 de outubro deste ano.

Durante o evento, realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, o coordenador Carlos Tufvesson analisou os resultados da pesquisa e aproveitou a ocasião para contemplar com o selo “Rio sem Preconceito” os estabelecimentos comerciais capacitados com noções de obediência aos direitos civis e cidadania. Além de afirmar que os resultados da pesquisa servirão de instrumento para a elaboração de políticas públicas de combate ao preconceito.

Dados da pesquisa – A orientação sexual do público do evento foi, em sua maioria, homossexual (43%), seguido por heterossexuais (34%) e bissexuais (21%). Deste total, há predominância do ensino médio (47%) e do ensino superior (39%).

Dados apurados pela ESPM mostraram que o preconceito é algo generalizado, mas o motivado por orientação sexual é ainda maior que os demais. Uma parcela de 73% alegou que já sofreu algum tipo de preconceito, seja racial, religioso ou social. A ordem decrescente dos locais onde se mais sofre discriminação é: escola – trabalho – vizinhança – família.

Um dado preocupante da pesquisa é que 66% dos cidadãos que sofreram algum tipo de violência por conta de sua orientação sexual não fez qualquer tipo de denúncia. O desconhecimento da existência das ONGs por 74% dos presentes no evento também é um fato a ser ressaltado.

Receba nossas newsletters