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TripAdvisor: CEO fala sobre não vender mais ingressos para atrações com animais

O TripAdvisor anunciou que não venderá mais ingressos para algumas das atividades turísticas mais cruéis com os animais. Esta decisão acontece menos de seis meses depois do lançamento da campanha “Silvestres. Não Entretenimento” da World Animal Protection. A ação reuniu mais de 558 mil assinaturas em uma petição assinada por protetores da vida animal de todo o mundo.

Stephen Kaufen, CEO da plataforma, disse em artigo que “nós sabemos, por experiência, que a comunidade viajante pode ser o maior agente de mudanças na nossa indústria. Esperamos que esses passos que começamos a dar possam contribuir para incluir o bem-estar animal nessa lista de transformações”. Confira o texto a seguir e entenda quais são esses passos.

Como o TripAdvisor fará sua parte para aumentar o padrão global de trato aos animais no turismo

Existem milhares de atrações turísticas com animais capturados. E enquanto algumas pessoas e organizações são contra manter animais em cativeiro, muitas pesquisas apoiam o argumento de que às vezes o cativeiro é a melhor solução viável para um animal ou espécie ameaçada, dado o populoso mundo em que vivemos; que há benefício para as ciências zoológica e marinha; e que há vantagens significativas de conservação em apoiar organizações como zoológicos, aquários, safáris e santuários envolvidos em turismo.

Entretanto, também existem milhares de outras atrações, onde sem o conhecimento dos visitantes, animais selvagens ou espécies ameaçadas são maltratadas para fins de entretenimento.

Nos últimos anos, desde que o TripAdvisor adquiriu a empresa de atrações Viator, nosso foco passou a ser expandir rapidamente o número de atrações disponíveis para reservas diretamente no TripAdvisor.

Com o crescimento do inventário no site, grupos de defesa dos direitos animais nos procuraram com preocupações sobre o tratamento de espécies selvagens em atrações específicas ao redor do mundo. Eles citaram passeios em elefantes como exemplo de uma indústria na qual os animais são comumente submetidos a uma vida de crueldades, e nos pediram para agir no sentido de nos opor àquelas atrações em que tais atos de crueldade são empregados visando o lucro.

Eles levantaram pontos muito importantes, e nos fizeram perceber que poderíamos e deveríamos fazer mais como empresa para promover melhores padrões de tratamento animal em nossa indústria.

De fato, quando pesquisamos o tema mais a fundo, descobrimos que era difícil justificar o fato de, além dos passeios em elefantes, algumas atrações terem um valor educacional, científico ou conservacionista mínimo, além da experiência de entretenimento.

Então decidimos buscar uma solução que ao mesmo tempo encorajaria atrações com padrões baixos de cuidado animal a melhorarem suas práticas e que não provocasse danos não intencionais a grupos de proteção animal e organizações que dependem do turismo para financiar seus esforços.

Para uma decisão como essa, estava claro que precisávamos consultar diversos especialistas no mundo em bem-estar animal, conservação da vida selvagem, turismo sustentável, além de cientistas que estudam zoologia e vida marinha. Nós ouvimos opiniões diferentes e identificamos vários desafios. Tudo isso nos ajudou a decidir um papel claro para que o TripAdvisor ajudasse a promover melhorias nos padrões de cuidado animal na indústria do turismo.

Até o início de 2017, o TripAdvisor e a Viator farão duas mudanças importantes como empresas.

Primeiramente, deixarão de vender ingressos para atrações onde turistas entram em contato físico com animais em cativeiro ou espécies ameaçadas. Isso inclui, mas não está limitado a, passeios em elefantes, programas para tocar ou nadar em golfinhos, ou atrações onde alguém possa acariciar um animal selvagem ou de espécie ameaçada, como um tigre.

Há algumas exceções de ingressos que continuaremos a vender, como programas de alimentação em alguns zoológicos utilizados para propósitos educacionais em que os turistas estão sob supervisão de um funcionário treinado. Também criamos um processo de recurso para que empresas possam providenciar provas de que operam de acordo com a nossa política se nós, erroneamente, pararmos de vender ingressos para ela.

Em segundo lugar, também estamos criando um portal educativo para fornecer aos viajantes dados e orientação de fácil acesso sobre padrões recomendados de bem-estar animal, ajudar turistas a escrever avaliações mais bem informadas sobre a experiência deles, e estar ciente de opiniões relativas a implicações de conservação e benefícios de algumas atrações animais.

Alguns grupos queriam que o TripAdvisor removesse as atrações que pudessem maltratar os animais, mas há prejuízos em restringir o direito de nossos viajantes escreverem sobre suas experiências —boas ou ruins. Fundamentalmente, nós acreditamos no benefício de compartilhar essas experiências. Em última análise, nós acreditamos que nossa comunidade será mais beneficiada com informações bem embasadas, e é por isso que vemos a educação do consumidor como componente-chave na busca de melhores padrões.

Vários grupos com quem trabalhamos também firmaram uma parceria conosco para fornecer informações para o portal educativo e eu gostaria de agradecê-los. Para começar, a organização renomada do trade Association of Zoos and Aquariums; os grupos conservacionistas Global Wildlife Conservation, Asian Elephant Support, Pacific Asia Travel Association (PATA), Think Elephants International e The TreadRight Foundation; os especialistas em turismo da ABTA (Association of British Travel Agents) e Sustainable Travel International; líderes acadêmicos nas ciências de conservação animal e bem-estar animal como a Wildlife Conservation Research Unit (WildCRU) da Universidade de Oxford e grupos de proteção animal incluindo People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e World Animal Protection.

Obrigado também à Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas pelo seu apoio aos nossos esforços, e a grupos de turismo como o World Travel and Tourism Council (WTTC) por seu papel no processo de aconselhamento em nossa pesquisa sobre o tema. Todos esses grupos fazem trabalhos importantes visando o melhor interesse para os animais nas áreas da educação, ciência e conservação. Eu ainda gostaria de ressaltar a importância de ter a indústria e grupos ativistas juntando forças para disseminar a importância de elevar os padrões de bem-estar animal no turismo mundial.

Nós sabemos que essas ações sozinhas não irão melhorar o cenário do dia para a noite, mas temos a esperança de que, ao ajudar os viajantes a tomar decisões mais bem informadas e ao deixar claro que tipos de atrações estamos aptos a vender ingressos, iremos encorajar empresas a adotar os padrões mais altos possíveis de tratos animais.

Nós sabemos, por experiência, que a comunidade viajante pode ser o maior agente de mudanças na nossa indústria. Esperamos que esses passos que começamos a dar possam contribuir para incluir o bem-estar animal nessa lista de transformações.

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