A compra online de viagens é uma prática cada vez mais comum em todo o mundo. Os viajantes utilizam uma série de ferramentas para facilitar suas buscas pelos melhores preços e ofertas. De acordo com um relatório recente da Expedia Media Solutions, alguns consumidores visitam até 38 sites antes de reservar uma viagem. Já a agência de marketing online Fuel, aponta que 48,4% das pessoas usam motores de busca quando começam a pesquisar uma viagem. Essas três dicas explicam como planejar uma campanha digital efetiva para a indústria de viagens:
1 – SEGMENTAÇÃO PRECISA
É preciso entender as necessidades do usuário. A partir de suas buscas é possível prever como será sua compra final, e assim, planejar a estratégia de segmentação que norteará a campanha.
Segmentação por categorias: permite orientar as recomendações com base em itens já vistos por um potencial comprador, como voos, cruzeiros, hotéis, carros para alugar ou passeios turísticos.
Segmentação inteligente: aprender sobre os tipos de comportamentos que esses usuários possuem.
Tendo isso em mente, um provedor de retargeting experiente deve ajudá-lo a definir metas para cada grupo de consumidores, e a ajustar individualmente as apostas para cada um, a fim de obter negociações estratégicas nos leilões de espaços publicitários.
2 – VENDA CRUZADA
É preciso oferecer opções perfeitas aos clientes. O grande benefício da busca online é justamente a ampla gama de escolhas para o usuário. Recomendações detalhadas são possíveis graças a algoritmos avançados baseados em deep learning, o campo mais promissor da pesquisa de Inteligência Artificial.
Por exemplo, se um usuário reservar um passeio em Barcelona, ele certamente precisará de um voo, de um hotel, ou ainda de um carro para alugar. Um motor robusto pode coletar, observar e analisar esses dados, para apresentar uma oferta única que funcione em um nível altamente pessoal.
Com um banco de dados adequado e um provedor de tecnologia de ponta, as campanhas podem ser baseadas em cenários avançados de retargeting com banners personalizados para cada cliente.
3 – CROSS DEVICE
Alcance os consumidores em qualquer lugar. Os consumidores de hoje usam inúmeros dispositivos para navegar, pesquisar e comprar. É crucial ter uma plataforma capaz de atender os clientes onde quer que eles estejam, em qualquer dispositivo.
Campanhas publicitárias em diferentes plataformas permitem que os comerciantes executem campanhas cross device e direcionem as pessoas em suas jornadas, explorando não apenas os melhores horários para suas ofertas, mas também as telas mais propensas a serem usadas. É possível executar essa “previsão de tela” a partir de análises avançadas e modelagem preditiva.