Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços / Tecnologia

MTur divulga as iniciativas brasileiras que disputam competição da OMT

14_10_20_imagem_desafio_inovacao_turismo_02

Iniciativas foram escolhidas no 1º Desafio de Inovação em Turismo, que teve o vencedor anunciado durante o Abav Collab

Dez projetos brasileiros disputam as semifinais da 3ª competição global de startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), organizada em parceria com o Wakalua Innovation Hub. As iniciativas foram escolhidas no 1º Desafio de Inovação em Turismo, que teve o vencedor anunciado durante o Abav Collab.

O grande vencedor foi o Worldpackers, de São Paulo. Lançada em 2015, a plataforma online conecta viajantes e anfitriões de todo o planeta, permitindo uma imersão cultural nos destinos visitados. A segunda colocação coube à Vivakey, também de São Paulo, que oferece ferramentas para a digitalização de hotéis. Já a eiON ficou com a terceira colocação ao disponibilizar  franquias voltadas à operação de buggys elétricos, alimentados por energia solar.

Lançada em julho deste ano, a competição brasileira recebeu a inscrição de um total de quase 800 projetos, oriundos de 24 estados e do Distrito Federal, que foram avaliados por líderes do turismo e da tecnologia no país. Conheça abaixo os trabalhos dos demais finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, divulgados pelo Ministério do Turismo.

b2bhotel (PR) – Startup que proporciona segurança à contratação de profissionais temporários pela hotelaria. Um aplicativo da empresa permite controlar riscos de passivos trabalhistas inerentes à atividade, além de informações sobre pagamentos realizados, reduzindo custos fixos e apoiando a empregabilidade de milhares de prestadores de serviços.

Gear Ventures (SP) – Tecnologia para celulares que estrutura experiências de pagamento e remessas mais eficientes, modernas e inclusivas, a partir do uso de tecnologia blockchain. Trata-se de um registro global, transparente, inviolável e rastreável, que permite diminuir despesas e facilita a distribuição de benefícios a empresas de pequeno porte do setor turístico.

iFriend (RJ) – Plataforma de marketplace que conecta viajantes a guias locais, profissionais ou a pessoas com grande conhecimento sobre a cultura da região visitada, proporcionando experiências personalizadas e exclusivas. Possui mais de 5.200 colaboradores cadastrados, como guias, fotógrafos, professores, artistas e universitários, entre outros.

Sentimonitor (RS) – Sistema de pesquisa capaz de identificar o comportamento e o interesse de viajantes na internet, como sites, blogs e redes sociais. Por meio de inteligência artificial e big data, os dados são segmentados de acordo com os filtros aplicados, gerando gráficos, indicadores, tendências e insights quanto à percepção de turistas em relação as suas experiências.

Sisterwave (DF) – Comunidade global de apoio mútuo entre mulheres, por meio de uma plataforma que permite viajar com mais segurança. Um aplicativo proporciona às usuárias se cadastrar como viajante para se hospedar na casa de outras mulheres ou ser anfitriã. O sistema tem vantagens como fazer turismo de maneira mais imersiva e econômica, além de realizar pagamentos online.

Smart Tour / Smart tracking (SC) – Plataforma voltada ao rastreamento de viajantes infectados pela Covid-19, por meio de tecnologia QR Code. Identifica estabelecimentos comerciais e pessoas que tiveram contato com indivíduos testados positivos para a doença no período anterior ao diagnóstico, fornecendo informações a autoridades de saúde e alertando os envolvidos.

Tripbike (SP) – Sistema que conecta ciclistas clientes com praticantes experientes da modalidade em mais de 280 roteiros de cerca de 90 cidades brasileiras. O aplicativo também disponibiliza cobertura contra acidentes pessoais, e todos os guias cadastrados passam por capacitação regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Receba nossas newsletters