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Rodoviário

CEO do BuscaOnibus destaca tendências e perspectivas para o mercado rodoviário em 2024

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José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus (Divulgação)

Um mercado cada vez mais digitalizado, com aumento de empresas estrangeiras atuando no país, além de uma competitividade maior para o consumidor, o que se reflete na melhoria de oferta de serviço e maior oferta de promoções e descontos. Este é o cenário para o mercado rodoviário brasileiro em 2024, na visão de José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus.

“O crescimento está impulsionado pela melhora econômica, com investimentos em novas frotas e serviços mais sofisticados, além de uma tendência crescente de turismo rodoviário”, define Almeida.

A perspectiva está embasada em dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – que aponta crescimento de 7% no número de passageiros transportados em 2023 frente a 2022 – e da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), que notou um aumento de 20,6% no volume de viagens entre janeiro e setembro de 2023.

“O setor rodoviário está se preparando para atrair passageiros do transporte aéreo, especialmente devido às altas tarifas. As empresas estão investindo em frotas renovadas, serviços como internet gratuita a bordo e bilhete de passagem eletrônico, iniciativas que refletem as mudanças no comportamento do consumidor”, afirma o CEO. Segundo a Abrati, o número de passageiros que optam pelo ônibus para viagens de lazer e turismo subiu de 48% em 2018 para 59% em 2023.

Um obstáculo em 2024, porém, está no calendário: diferente do ano passado, quando muitos feriados caíram entre quinta e sexta e permitiram viagens prolongadas, neste ano várias datas comemorativas caem no sábado ou no domingo, como os dias de Tiradentes (21.04), Nossa Senhora Aparecida (12.10) e Finados (02.11). No segundo semestre, apenas o feriado da Proclamação da República (15.11), numa sexta-feira, será “prolongável”.

1. “Black Friday o ano inteiro”

Com dados de mais de 250 empresas integradas à plataforma (viações, OTAs, empresas de carona e aéreo), o BuscaOnibus tem feito pesquisas constantes sobre variações de preços de passagens, especialmente em períodos de festas (Natal, Ano Novo, férias escolares, Carnaval) e de promoções especiais. É o caso da Black Friday, em novembro, quando foram registrados descontos agressivos, de 70% a 90% em rotas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda assim, destaca Almeida, é possível encontrar descontos generosos em qualquer época do ano, de acordo com dados monitorados pelo BuscaOnibus. “Isso se deve ao aumento significativo de novas empresas, principalmente estrangeiras, atuando no mercado brasileiro. Mas viações tradicionais também entram nesse cenário de promoções, além de estarem investindo em novos veículos, serviços e cupons promocionais”.

Este movimento é fortalecido com a ascensão de operadoras digitais especializadas em promoções (caso de Buser, Flixbus, Wemobi e Gipsyy) e plataformas de inteligência de dados, lançadas por diversas empresas (BuscaOnibus/TravelBI, Embarca, Praxio, RJ Consultores, Valora, etc.) que tornam o mercado rodoviário mais diversificado em termos de precificação e oferta de promoções.

2. Mercado brasileiro atrai competidores globais

Em 2023, empresas estrangeiras como Flixbus e Blablacar (que começou oferecendo serviço de caronas, e aposta agora na venda de passagens de ônibus) se consolidam no mercado local. Esse movimento acontece também nos bastidores, com empresas como a alemã Distribusion, com o seu GDS (Sistema de distribuição Global) rodoviário já consolidado no mercado Brasileiro, e a mexicana Reservamos entrando no mercado com soluções de revenue management para empresas de transporte terrestre.

A gigante Google também anunciou em meados de 2023 a sua entrada no setor de transporte rodoviário de passageiros com um metabuscador de viagens rodoviárias integrado no famoso motor de busca, semelhante ao Google Flights, mas até à data deste artigo, não tivemos conhecimento do lançamento oficial da ferramenta.

Como avalia José Almeida, em 2024 é provável que estes movimentos cresçam, inclusive trazendo para o Brasil um movimento de consolidação do mercado que já vem acontecendo globalmente. “Empresas globais devem entrar no Brasil via movimentos de fusões e aquisições (M&A) ou com as suas marcas já consolidadas, como vem acontecendo em outros países da América do Sul. É um cenário muito positivo para o consumidor, pois torna o ônibus uma alternativa cada vez mais competitiva em relação ao aéreo e também em comparação com o transporte individual”.

3. Programas de incentivo à tecnologia

O ano de 2023 marcou também o lançamento de programas públicos e privados (Fungetur – Ministério do Turismo, Embratur, Befly, entre outros) de incentivo a travel techs e turistechs, empresas nascentes de tecnologia voltadas para os mercados de viagens e turismo. Esse movimento já vem acontecendo desde 2020, quando a Secretaria de Turismo de Santa Catarina lançou o Inovatur, o primeiro programa de inovação exclusivo para o turismo.

“Essas iniciativas são cruciais para o amadurecimento do nosso mercado. A competição com empresas internacionais tem feito o mercado evoluir muito, mas também é importante termos programas de fomento ao empreendedorismo para desenvolver negócios a partir de demandas reais. Isso pode colocar o Brasil em evidência no cenário de tecnologia para o turismo e viagens rodoviárias, em vez de continuarmos sendo apenas um país de oportunidades para as empresas de tecnologia estrangeiras.”, conclui Almeida.

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