Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Euromonitor: Rio de Janeiro tem pior desempenho nas Américas em 2017

Executivos do Euromonitor durante lançamento da pesquisa

Executivos do Euromonitor durante lançamento da pesquisa

LONDRES – O Rio de Janeiro foi a cidade que registrou o pior desempenho em número de chegadas de turistas internacionais nas Américas no ano de 2017, em um comparativo com outras 15 cidades do continente, sendo oito norte-americanas, duas do Canadá, duas do México e apenas três na América do Sul: Buenos Aires, Lima e Rio de Janeiro. O dado é da pesquisa “Top 100 Cities Destinations Ranking”, produzida pela Euromonitor International e divulgada na WTM 2017, que aponta as cidades que obtiveram maior crescimento em número de turistas durante o ano.

Segundo o estudo, até o final do ano a cidade deve contabilizar uma queda de 2,4% no número de visitantes em comparação com o ano anterior, somando um total de 2,25 milhões de visitantes internacionais contra 2,3 milhões em 2016. O fato se dá pelo boom de turistas que a cidade teve em 2016 devido os Jogos Olímpicos, quando a cidade somou um crescimento de 12,3%. Fato similar ao que aconteceu durante o ano de 2015, após o alto número de visitantes que o destino recebeu para a Copa do Mundo 2014. Apesar da queda, o Rio de Janeiro ainda se mantém com um saldo positivo, mantendo um crescimento de 10% em relação à 2015, o que mostra o legado adquirido em número de visitantes após as Olimpíadas.

Outro fator que contribuiu para a queda dos visitantes foi o vírus Zika – que segundo aponta a pesquisa, só foi controlado na metade deste ano – e pelas questões políticas que assolaram o país no final do ano passado. A capital fluminense ocupa a 88ª posição no ranking global entre as cidades que mais recebem turistas internacionais; cinco posições abaixo do ano anterior. Este é o único município brasileiro a constar na lista dos 100 maiores destinos do mundo. Além do Rio de Janeiro, apenas uma cidade registrou queda de visitantes nas Américas. O destino de Las Vegas (EUA), com redução de 0,8% em número de turistas em 2017 frente a 2016.

CANCÚN

Ainda em relação às Américas, a cidade que mais vêm crescendo é Cancún (México), com um aumento de 16% no número de visitantes. O destino tem se tornado muito popular entre os europeus e asiáticos. O destino ocupa a quinta posição no ranking entre os destinos que mais receberam turistas internacionais no continente, com 6,7 milhões, atrás de Nova York (13,1 milhões), Miami (8 milhões), Las Vegas (6,6 milhões) e Los Angeles (6 milhões). No ranking internacional o destino ocupa a 32ª posição.

PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO

Em relação ao ranking global, o destino que mais cresce em número de turistas internacionais é, sem dúvidas, a Ásia, com um total de seis cidades entre as 10 que mais receberam visitantes em 2017. Confira o ranking:

País               Número de chegadas internacionais em 2017

Hong Kong      25,6 milhões

Bangkok          23,2 milhões

Londres           19,8 milhões

Singapura       17,6 milhões

Dubai              16,5 milhões

Macau             16,2 milhões

Paris                14,2 milhões

Nova York        13,1 milhões

Shenzhen        12,9 milhões

Kuala Lampur  12,8 milhões

A equipe M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters