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Destinos / Feiras e Eventos

Mato Grosso do Sul lança site na WTM e aposta em novo branding

 

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundaçaõ de Turismo do MS

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS

LONDRES – Com um novo posicionamento de branding e marketing, o Mato Grosso do Sul entra em um novo momento do Turismo. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o estado está com um forte investimento para fortalecer a marca da cidade, engajar os cidadãos da região e impulsionar a criação e análise de bigdata. Com foco nisso, o governo está criando um Observatório do Turismo, com um investimento entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão.

Bruno explica que o destino está aproveitando a WTM 2017 para lançar a versão em inglês de seu mais novo site: o visitms.com.br. A versão em português, bem como o novo mapa das regiões e a campanha: “Visit MS: você no seu melhor estado” foram lançados durante a Abav deste ano. O diretor-presidente ainda explicou que o estado também conta com um vídeo promocional e um vídeo 360º de realidade virtual para promover o destino.

“Criamos um site diferente. É o único que eu conheço que integra o visitante diretamente com o trade”, exemplifica. A partir do site é possível selecionar um roteiro, escolher preferências de viagens como viagem em família, casal ou sozinho; selecionar lugares de interesse, dias no destino e outras opções. A rota criada pode ser salva em pdf e até compartilhada, mas o grande diferencial é que é possível enviar o documento para as agências cadastradas no Cadastur para uma cotação. Tudo em poucos toques. “Tivemos uma resposta muito positiva do trade. Eles fazem a cotação e recebem um cliente que não estavam esperando”.

Segundo o executivo, o público internacional para o Mato Grosso do Sul é composto principalmente por alemães, seguido por holandeses e franceses. “Eles gostam muito de ecoturismo, turismo de aventura, observação de pássaros, tudo o que Bonito e Pantanal têm a oferecer”. Por isso é tão importante, como afirma Bruno, divulgar o destino no Reino Unido. “Este público tem um interesse por belezas naturais. É preciso reforçar nossa presença”, conclui.

NOVA ESTRATÉGIA

Bruno ainda afirmou que deseja trabalhar mais fortemente a rota Bonito-Pantanal, visando vender os produtos juntos. “São apenas 200 km de distância. O turista precisa conhecer os dois destinos, eles precisam ser comercializados em parcerias”, pontua.

CASE DE SUCESSO

O diretor-presidente ainda lembra que até 20 anos atrás, o PIB de Bonito era composto praticamente pela agricultura – hoje tido como um dos principais setores geradores de renda para o país. Entretanto, a situação mudou. Atualmente 40% do PIB da cidade é gerado diretamente pelo Turismo e a agricultura representa apenas 25%. “Se colocarmos as atividades movimentadas indiretamente pelo turismo, a porcentagem movimentada pela cadeia sobre para 80%”, enfatiza.

Wendling explica que a agricultura na região não deixou de existir, pelo contrário. O que mudou foi a forma como o Turismo se expandiu pelo estado. “As fazendas passaram a oferecer turismo rural, abriram suas portas para os visitantes, empregando muito mais pessoas, gerando muito mais renda”, disse o diretor que lembra que são os próprios fazendeiros que detém os principais atrativos turísticos.

Foi tentando mostrar a força do Turismo que o executivo convidou o governador do estado, Reinaldo Azambuja, para participar da Abav 2017. O impacto foi como o esperado e Bruno afirma que deseja levá-lo para conhecer a ITB, maior feira de Turismo do mundo, que acontece anualmente em Berlim. “É importante aproximar os governantes das feiras para que eles conheçam o poder do negócio. O governador ficou deslumbrado. Assim fica muito mais fácil mostrar negociar investimentos”, finaliza.

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