Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus patenteia modelo de aeronave que seria maior do que o A380

405

Aeronave poderia servir apenas como testes para Airbus

Enquanto grandes companhias aéreas comerciais lideram a tendência de adquirir aeronaves cada vez menores e mais eficientes, a fabricante Airbus patenteou nesta semana seu mais novo produto: uma aeronave de dois andares (double-decker) que mais parece um brinquedo de criança. A francesa já é conhecida neste nicho por conta do superjumbo A380, aeronave que pode servir de modelo para um possível desenvolvimento dessas ideias no futuro.

Isto não quer dizer, porém, que a nova patente se tornará o sucessor natural do A380, já que muitas companhias classificam o atual superjumbo como demasiadamente grande para operar e, de certa forma, não tão adequado para uma série de aeroportos e pistas de pouso e decolagem. Para se ter uma noção, dá para contar nos dedos o número de aeroportos no Brasil que pode receber o A380 atualmente.

405_1

Documento mostra como seria o formato da aeronave

No entanto, de acordo com a Airbus, o novo design não iria exigir novas ferramentas ou processos para embarcar e desembarcar os passageiros, já que o “lower deck” da aeronave estaria localizado em uma altura padrão em relação aos gates dos grandes aeroportos. A francesa acredita que a patente atende às necessidades da aéreas comerciais, “que estão sempre a procura de aeronaves que maximizem receitas, enquanto reduzem custos”.

Por outro lado, a criação de uma aeronave como esta poderia sair do papel apenas para a Airbus realizar testes em relação à otimização do espaço de cabine para receber mais passageiros no futuro. A patente da aeronave mostra que o design é totalmente flexível, dependendo das necessidades das companhias aéreas, enquanto a cabine poderia ser configurada em um layout permanente ou ter uma formatação que poderia ser mudada em uma noite.

Receba nossas newsletters