Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Após 10 anos de crescimento, número de passageiros tem queda de 7,8% em 2016

aeroporto sduuuu

A demanda pelo transporte aéreo teve recuo de 5,7%

Após uma década de crescimento constante e por vezes exponencial, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) enfim registrou a tão temida queda no número de passageiros transportados pelo Brasil em 2016. Ao todo, nos 12 meses do ano, as companhias aéreas embarcaram 88,7 milhões de passageiros, queda de 7,8% se comparado ao mesmo período de 2015, quando 96,2 milhões tinham sido transportados.

Ainda de acordo com a Anac, a demanda pelo transporte aéreo teve recuo de 5,7%, isto se comparado com 2015. A oferta, por sua vez, seguiu este reflexo e caiu 5,9%. O que dá para comemorar é a taxa de ocupação média, também conhecida como Load Factor (LF), que apresentou uma alta de 0,2% e chegou aos 80%, embora este índice apenas siga a equação capacidade/oferta, que tiveram quedas expressivas durante todo o ano.

Agora, com relação aos voos internacionais realizados por companhias brasileiras, o incremento foi de 2,9% se comparado a 2015. Ao todo, 7,5 milhões de passageiros embarcaram no Brasil com direção à algum destino internacional. Já a demanda por voos internacionais sofreu queda de 0,3%, enquanto a oferta caiu 3,1%.

Receba nossas newsletters