Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Novo aeroporto de Vitória será inaugurado nesta sexta-feira (30); Gol fará primeiro voo

movimento aeroporto infraero

Novo terminal terá capacidade para 8,4 milhões de passageiros/ano

O novo Aeroporto de Vitória/Eurico Aguiar Salles será aberto oficialmente às 00h00 desta sexta-feira (30), quando passará a oferecer a um moderno e espaçoso terminal aos passageiros. A primeira operação programada do novo aeroporto é a partida do voo 2153 da Gol para o Rio de Janeiro/GIG, às 5h45 da manhã. Ao todo, foram 33 meses de obras, com um fluxo de trabalho que alcançou 1,8 mil operários e R$ 559,4 milhões investidos pela Infraero.

Com um terminal quase cinco vezes maior e capacidade para 8,4 milhões de passageiros/ano, viajantes e aéreas terão suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local. A Infraero construiu um terminal com 29,5 mil m², 71 pontos comerciais, 12 banheiros públicos, oito elevadores, sendo dois panorâmicos, três escadas rolantes, 31 balcões de check-in e cinco esteiras de restituição de bagagem.

obras-vitoria

Aeroporto ainda em obras em foto tirada em 2017

“A Infraero entrega ao Espírito Santo um novo aeroporto, capaz de receber mais voos a partir de uma infraestrutura maior e mais moderna. Além disso, essas obras foram executadas pelo mesmo consórcio que ampliou o Aeroporto Internacional de Curitiba, que atualmente é o melhor do Brasil. Com esse pano de fundo, garantimos a quem chega ou parte da capital capixaba que a Infraero oferecerá um dos melhores aeroportos em atividade no País”, avalia o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

Na área de operações, a Infraero passa a oferecer agora um novo sistema de pistas e pátios, com uma nova pista de pouso e decolagem 2.058m x 45m, ligada ao novo pátio de aeronaves de 67,1 mil m² por dez pistas de taxiamento, capazes de atender aeronaves de código 4D, como o Boeing 767-200. Esse sistema contará com um balizamento noturno com lâmpadas de LED, que são mais duráveis e exigem menos gastos com manutenção.

Acesso

vitoria_site

Novo acesso

A partir da zero hora desta sexta-feira, a chegada de veículos ao Aeroporto de Vitória será apenas pela Avenida Adalberto Simão Nader, que passou por diversos ajustes. “O novo acesso viário foi projetado para o aeroporto absorver todo o tráfego de veículos destinados ao terminal. Isso reduz as interferências sobre as vias dos bairros vizinhos. Além de uma avenida com quatro pistas no acesso ao terminal, o sistema terá infraestrutura de drenagem, iluminação, sinalização, ciclovia e proteção vegetal”, explica o superintendente de Engenharia, Adelcio Guimarães.

Operações internacionais

O novo Aeroporto de Vitória terá condições de receber de voos internacionais. O projeto entregue pela Infraero conta com áreas para a instalação de escritórios e equipamento para as atividades da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro). “A oferta de voos internacionais passa a depender agora da demanda local e do interesse das empresas aéreas nessas operações”, avalia o superintendente de Gestão da Operação, Marçal Goulart.

Números da obra

Aço: 4.500 Toneladas
Cimento: 600.000 sacos de cimento
Granito/mármore: 20.000m²
Vidros: 4.000m²
Tijolos: 400.000 blocos de alvenaria
Mão de obra: até 1.800 profissionais
Caminhões: 500.000 viagens de caminhões durante o período da obra
Água: 240 milhões de litros de água destinados a umectação
Fiação: 800 Km de cabos (elétrica / eletrônica)
Tubulações: 25 km de dutos para instalações hidrossanitárias

Receba nossas newsletters