A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ofereceu nesta segunda-feira(18/12) um workshop intitulado “Turismo e Cruzeiros Marítimos” ministrado por profissionais do mercado.
O workshop anunciou a 2° edição da especialização de curta duração de “Gestão dos Negócios de Turismo”, coordenada por Beatriz Lage, professora da Fipe/USP e Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel.
O evento Contou também com a presença de Marco Ferraz, Presidente Executivo da Cruise Lines International Association (CLIA), e Diego Dantas, Diretor de Planejamento da R11 Travel, distribuidora exclusiva da Royal Caribbean na America Latina, que deram um panorama das tendências para a próxima temporada.
Segundo Marco Ferraz, o mercado de cruzeiros marítimos esta em constante expansão, sendo esperado para a próxima temporada 21 navios novos e mais de 90 até 2026, porém não existe previsão para a vinda de mais navios para a costa nacional, que atualmente conta com apenas sete opções.
“Os americanos não tem interesse de vir para o Brasil, pois o visto é extremamente burocrático e custoso, com a implantação do visto eletrônico temos a esperança de facilitar e atrair o público para as águas brasileiras”, comentou Marco.
Já Diego Dantas focou nas tendências nos cruzeiros marítimos, revelando que para as próximas temporadas terá o crescimento de cruzeiros totalmente temáticos, com temas como zumbis, solteiros e etc; e os parcialmente temáticos como, por exemplo, os cruzeiros fitness, gourmet, fashion e de música.
Além das armadoras apostarem cada vez mais em itens exclusivos, como ilhas particulares e a criação de espaços Premium dentro dos navios para passageiros com um ticket médio mais alto.“Os cruzeiros são feitos para dar ao cruzeirista não apenas uma viagem, mas sim experiências únicas e inesquecíveis”, finalizou Diego.
Assuntos como sustentabilidade e tecnologia não passaram despercebidos como tendência. As armadoras estão sempre avançando para tornar o setor ecologicamente correto. E na área de tecnologia, o desenvolvimento de aplicativos de localização de passageiros e de bagagens integrando as tecnologias a bordo e os smartphones dos navegantes já é uma realidade.