Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo da Jamaica avança na criação de centro de gerenciamento de crises

 

Cuba tem ruas submersas devido Irma (foto: Reuters)

Furacões Irma e Maria atingiram diversas regiões turísticas do Caribe (foto: Reuters)

O ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, na condição de presidente do Grupo Secretariado de Recuperação do Turismo do Caribe (CTRGS) e como coordenador do Grupo de Trabalho de Recuperação de Desastres para Estados Afetados do Caribe deu um grande passo para a implantação de um centro de gerenciamento de crises.

No fim de dezembro, durante conferência da OMT na Suíça, Barlett apresentou a Declaração de Montego Bay, documento que, entre diversas medidas, estabelece a criação do Centro de Resiliência Global, com sede no Caribe, especialmente para criar a capacidade de resposta aos desastres naturais, como ocorrido em 2017 com as passagens dos furacões Irma e Maria.

“A Declaração de Montego Bay será incorporada aos documentos e aos resultados do Ano Internacional da Sustentabilidade. Este é, talvez, o maior legado que nós poderíamos esperar para um destino de pequeno porte: o de deixar nosso nome indelevelmente gravado no léxico de referências do turismo, de modo que nossas crianças que ainda nem nasceram possam saber que Montego Bay existiu”, ressaltou o ministro.

O novo centro terá sua sede na Jamaica. De acordo com o Edmund Bartlett já existem discussões preliminares com a Universidade das Índias Ocidentais para que possam criar o centro dentro de suas instalações. Ele também enfatizou que 18 instituições do mundo todo já manifestaram o desejo de trabalharem com a Jamaica para estabelecerem o centro.

A criação do centro já havia sido discutida em novembro, durante a Cúpula Internacional de Gestão de Crises de Viagem, realizada em Londres, na Inglaterra. Na ocasião o jamaicano ressaltou a importância de se criar mecanismos para gerenciar problemas como os ocorridos no ano passado, principalmente em países quem tem o Turismo como uma de suas principais fonte de renda.  “Esse tipo de estratégia é importante especialmente no contexto do Caribe onde estão a maioria das regiões que dependem do turismo no mundo e cujas economias sofrem e continuarão a sofrer terrivelmente por conta da pouca gestão de crise nesses eventos”, declarou.

O papel do Centro Caribenho para Resiliência e Sustentabilidade incluirá:  Avaliação de risco, mapeamento e planejamento; Política do ciberespaço e combate ao terrorismo; Colaborações de pesquisa relacionadas à resiliência; Desenvolvimento de Sistemas de Inovação; Mobilização de recursos; e Capacitação.

Receba nossas newsletters