Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Pesquisa aponta que 63% dos turistas brasileiros optam por viagens dentro do próprio estado

image001Com objetivo de mapear o perfil dos viajantes brasileiros, a sexta edição da pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos mostra que os brasileiros não só elegeram o próprio Brasil como destino principal mas viajarão, majoritariamente, dentro do próprio estado. O levantamento indica que 26% dos brasileiros fizeram ou farão alguma viagem em 2016, alta de 1 ponto percentual na comparação com 2015.

A preferência dos brasileiros neste ano é para viagens dentro do próprio estado, destino informado por 63% dos viajantes. O turismo para outros estados do país é a opção de 37% dos que vão viajar. Já as viagens internacionais foram informadas por 4%, o que demonstra relativa estabilidade em relação a 2015, quando o percentual foi de 3%.Diante da escolha por viagens dentro do próprio estado, pelo segundo ano consecutivo, o carro ultrapassou o ônibus como o meio de transporte mais utilizado, preferência de 51% dos viajantes, uma alta de 10 pontos percentuais quando comparada ao ano anterior. Com certa estabilidade em relação ao ano passado, o ônibus aparece como a opção de 41% dos viajantes. Já a opção pelo avião caiu 5 pontos percentuais em relação a 2015, sendo o meio de transporte escolhido por 13%.

 

Entre os motivos para viajar, em primeiro lugar aparece o item Lazer e férias, que segue na liderança do ranking desde o início da série histórica, razão apontada por 53% dos viajantes. A visita a parentes e amigos aparece em segundo lugar, com 43%, e as viagens por motivos profissionais ou a negócios foram informadas por 11%.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, no período de 14 a 30 de julho de 2016, com amostra de 1200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 65 municípios brasileiros.

Receba nossas newsletters