Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-RJ revela conclusão de projetos após prorrogar empréstimo do BID

Nilo Sérgio Félix e Annette Killmer

Nilo Sérgio Félix e Annette Killmer


A Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro anunciou na noite desta segunda-feira, dia 27, durante o III Encontro do Programa Nacional de  Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que vai conseguir a prorrogação do empréstimo de US$ 112 milhões realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo, que foi anunciado em 2011, previa intervenções em infraestrutura de transporte e rodovias estaduais, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico.

Na época, o valor recebeu o aporte de mais US$75 milhões oriundos do governo do Rio de Janeiro. O acordo que vence em agosto deste ano será protelado até o mesmo mês de 2017. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Nilo Sérgio Félix, o aumento do tempo será fundamental para o desenvolvimento do plano diretor estadual de turismo.

“Agora temos mais uma oportunidade de fomentar o turismo no estado do Rio de Janeiro. Projetos planejados serão finalizados. Tais quais os centro de convenções de Cabo Frio, Nova Friburgo e Paraty. Neste caso, acreditamos que os editais de licitação serão apresentados até o fim deste ano”, disse Nilo Sérgio Félix.

O secretário lembrou que do montante, cerca de 40% do valor total já foram utilizados usados para financiar projetos relacionados à recuperação de atrativos turísticos e ações destinadas a ampliar as possibilidades de desenvolvimento de produtos e roteiros. “A construção da Estrada-Parque Visconde de Mauá-Maringá (RJ-151), entre Resende e Itatiaia, e de revitalização de pontos turísticos de Conservatória são exemplos. Esses projetos são responsáveis pela Interiorização do turismo do Estado”, afirmou.

Ainda segundo Nilo Sérgio Félix, o Prodetur Rio de Janeiro pretende diversificar as opções turísticas do estado. ” Com isso, vamos qualificar ainda mais os turistas que nos visitam. Além disso, aumentaremos o tempo do turista aqui e o valor gasto por eles”, completou.

Na ocasião, a chefe de representação do BID no Brasil, Annette Killmer, elogiou a qualidade e a eficiência de projetos de incentivo ao Turismo em execução no Estado do Rio de Janeiro.  “O Rio está colocando em prática projetos bastante interessantes e oportunos. Vejo o Estado do Rio de Janeiro como uma vitrine de boas ações de incentivo ao turismo sustentável, como por exemplo as estradas Paraty/Cunha e Capelinha/Mauá, além da gestão turística dos parques estaduais”, destacou.

Receba nossas newsletters