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Aviação

Com preços menores, aéreas nacionais têm demanda 3,09% maior em abril

Ronaldo Jenkins, diretor de segurança e operação de voo, Eduardo Sanovicz, presidente, e Mauricio Emboaba, consultor técnico da Abear

Ronaldo Jenkins, diretor de segurança e operação de voo, Eduardo Sanovicz, presidente, e Mauricio Emboaba, consultor técnico da Abear


A estratégia da Avianca, Azul, Gol e Tam de reduzir os valores dos bilhetes resultou em aumento de 3,09% na demanda por viagens de avião em abril, se comparado com o mesmo mês de 2014. A oferta teve uma ampliação de 1,31% e com isso o fator de aproveitamento teve um incremento de 1,4%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

As companhias transportaram em abril oito milhões de passageiros, um aumento de 6,39%. Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, o desempenho do mês de abril é um resultado direto das companhias aéreas para manter os voos ocupados em um momento que há menor disposição para consumo.

“Cada empresa segue uma estratégia, mas de maneira geral isso corresponde a dizer que o setor tem praticado preços muito atrativos, abaixo da média de um ano atrás, para captar os clientes que, de outra forma, desistiram das viagens”, afirmou.

No market share, a Tam liderou com 36,87% no entanto a Gol com 36,81% por pouco não ficou com a maior parcela na divisão de mercado, em seguida ficou a Azul com 16,97% e Avianca 9,34%.

No voos internacionais, a demanda cresceu 8,24% e com isso a oferta foi ampliada em 13,46%. O volume de passageiros teve um aumento de 11,81%  e resultou no transporte de 565 passageiros. No entanto, o fator de aproveitamento teve uma queda de 3,81%. No internacional, a Tam também lidera na participação de mercado com 78,6% de share, a Gol 13,81%, Azul 8,08% e Avianca ficou com menos de 1%.

Nathalia Marques

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