No painel sobre “Gastronomia como Produto Turístico”, do Congresso do Festuria, Milagros Ochoa, diretora da PromPeru destacou a importância da culinária peruana em sua tradição, na cultura do povo peruano. “A cozinha peruana nos demonstrou que isso é um valor e isso em nosso país é cultivado pela população”. Durante sua explanação Milagros falou da gastronomia como experiência familiar. “Desde a escola essa aprendizagem é difundida. Temos uma identidade e diversidade de uma herança com produtos específicos com mais de 3.500 tipos de batatas numa fusão de sabores”.
Ela destacou ainda alguns ingredientes como o ceviche. “Isso vem desde a colonização espanhola”. Lembrou que em Lima existe uma feira de gastronomia.
“Temos a rota do Pisco no Peru e muitos outros atrativos”. Antes de finalizar lembrou os piqueniques no deserto em Cuzco e um chocolate produzido do cacau. Temos sempre que resgatar nossa tradição gastronomia. No Peru até o segmento MICE tem valorizado a nossa gastronomia”
Luiz Marcos Fernandes e Samantha Chuva