SÃO PAULO – Infraestrutura, atrativos turístico e incentivos. Este tripé é a aposta do Espírito Santo para atrair mais voos para o novo Aeroporto de Vitória, inaugurado em março deste ano. Todo este potencial foi apresentado às companhias aéreas nacionais na manhã desta quarta-feira (12), em São Paulo. O objetivo é apresentar todo o potencial econômico do estado e a infraestrutura oferecida para captar novas frequências.
“O Turismo é consequência do desenvolvimento econômico. Os resultados da gestão atual mostram eficiência e podemos dizer que o grande diferencial do nosso estado é a construção conjunta do público com o privado”, disse o secretário de Turismo, Paulo Renato. “Queremos mostrar todas as nossas belezas e potencial. São 440 quilômetros de praia e um grande PIB ao redor. Temos o Compete ES, que reduz o ICMS do querosene de aviação para as companhias que investirem aqui. E queremos que estes voos estejam sempre cheios”, complementou.
Paulo Renato falou ainda sobre os números do Turismo capixaba. Ele lembrou que o estado foi o primeiro a fazer uma parceria com operadoras de telefonia móvel para fazer este tipo de pesquisa. Segundo o secretário, do total de turistas que visita o destino 25,9% são de São Paulo, 23,6% do Rio de Janeiro e 12,7% de Minas Gerais. O Distrito Federal aparece como o quatro maior emissor com 6,4%. Sobre a motivação de viagem 34% vão a lazer, 31% para visitar família e amigos e 26% de negócios.
AEROPORTO
Quem também esteve no evento foi o superintendente do Aerorporto de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes. Ele comentou sobre o programa Compete ES e que com o atrativo da redução do ICMS, o aeroporto quer mostrar à indústria toda esta nova infraestrutura. “O novo aeroporto amplia em quatro vezes a capacidade no número de passageiros”, contou.
A demanda atual do aeroporto é de 3 milhões de passageiros por ano. O novo aeroporto tem capacidade para 8,4 milhões. “Estamos entre os três melhores do Brasil, segundo a pesquisa da Anac. O aeroporto foi pensado para proporcionar mais conforto aos passageiros e às companhias aéreas”, destacou.
O aeroporto conta com 26,3 mil m², seis pontes de embarque e mais três remotas, 31 balcões de check-in, 1.067 vagas de estacionamento e 75 pontos comerciais. Do ponto de vista operacional, são duas pistas de pouso e decolagem, 14 pistas de taxi, 13 salas de back office, oito portões de embarque e cinco esteiras de reposição de bagagem. “Somente de salas de embarque, temos 7 mil m² e um fluxo dinâmico, uma vez que todo o movimento de passageiros é linear, o que agiliza e facilita os deslocamentos”, contou.
Paulo Renato destacou que as companhias aéreas ajudaram na construção deste plano de expansão da malha aérea do estado e garantiu que o objetivo não é apenas ter mais voos, mas que estes voos sejam rentáveis às empresas. “Estamos ansiosos para fazer negócios e ligar as pontas para fazer acontecer estes novos voos”.