A pesquisa do “Perfil sócio-econômico do turista de eventos”; realizada anualmente pelo São Luís Convention & Visitors Bureau (SLC&VB); em parceria com a Faculdade São Luís; apontou as regiões Norte; Nordeste e Sudeste como principais emissoas de turistas de eventos para São Luís (MA). Ela foi feita entre junho e novembro de 2009; com 149 turistas; com um percentual maior de 51% de participantes do sexo masculino e 49% de participantes do sexo feminino.
A equipe de pesquisadores; composta por alunos do Curso de Turismo da Faculdade São Luís; teve a coordenação da professora Josilene Campos e do turismólogo Luís Fernando Saraiva; do Núcleo de Pesquisas e Estatísticas do São Luís CVB. “A pesquisa é interessante; pois conseguimos informações privilegiadas e com elas é possível se fomentar uma política mais eficiente para o setor”; comentou Fernando.
Os dados da pesquisa revelam que ao todo sete estados; e um percentual de 5% com pequenas participações de outros estados; estiveram presentes em eventos realizados em São Luís; sendo que o maior percentual de visitantes foi de São Paulo com 30%; seguido do Pará com 26%. Em terceiro lugar ficou o Amazonas com 11%. Outros estados somaram 30% e o Maranhão ficou com 3% do percentual.
“Um cenário bem diferente apresenta-se na pesquisa quanto a este item; tendo em vista que São Paulo apresentou dados na pesquisa de 2007 de 8;8%; em 2008 de 15;25% e agora em 2009 com o dobro desse percentual; o que demonstra que estamos tendo uma visibilidade no segmento de eventos conseguindo atrair participantes de eventos de grandes centros urbanos; que não era uma realidade há bem pouco tempo”; declarou o superintendente do Convention; Wilson Mingote.