Câmbio:

Idiomas:

Leia artigo de Bayard Boiteux sobre as chuvas na Região Serrana do Rio

Bayard Boiteux; professor e diretor da faculdade de turismo da UniverCidade; escreveu um artigo sobre as conseqüências das chuvas na Região Serrana do Rio. Leia abaixo o artigo na íntegra.
 
“A catástrofe da região serrana e o turismo fluminense
 
Bayard Do Coutto Boiteux
 
O Rio de Janeiro;mais uma viveu;viveu uma catástrofe em plena alta estação. Estamos ;ao que parece nos acostumando e sobretudo nos deixando levar por uma politicagem desconcertante das autoridades constituídas.É só ver como a Defesa Civil é tratada em nosso Estado;com raras exceções:não há nem funcionários;nem equipamentos.É um faz de conta lamentável;calcado na falta de uma política efetiva de habitação e de vontade política de retirar as pessoas de áreas condenadas.O pior;na minha opinião;é ver o poder  público;urbanizando áreas  que estão sob perigo;para angariar mais alguns votos e esquecer o desespero dos que perdem entes queridos e gritam por ajuda;sem saber muito bem o que fazer..
 
Começa então um desfile de autoridades; que se deslocam para as áreas com seus helicópteros e fazem inúmeras promessas; esquecendo-se que o trabalho deve ser executado antes da tragédia e não adianta desculpa oficial; nem comparecimento aos velórios… Verifica-se então que as verbas disponíveis para tais fins não foram utilizadas e que agora será preciso edificar condomínios populares;sem licitação;em  função da calamidade.
 
No entanto;ainda bem que ainda temos uma população extremamente solidária;que doa;faz trabalho voluntário e ainda tem que fiscalizar possíveis desvios. A história se repete com depoimentos dos que se salvaram;em horários nobres;na televisão e pedidos de ajuda.Se não fosse a boa vontade dos brasileiros;a situação seria ainda pior.
 
Dos municípios da região serrana; Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis com imagens institucionais já definidas junto aos mercados emissores; precisam receber rapidamente investimentos estaduais e federais para reerguer sua infra-estrutura turística. É bom lembrar que Petrópolis e Nova Friburgo  já estão mobilizando o seu trade turístico.O mais importante é também pensar numa campanha promocional;assim que a situação estiver definida;para que os turistas voltem a lotar os hotéis.Embora;por exemplo;o centro de Petrópolis não tenha sofrido efetivamente;o fato do nome do município ter sido veiculado inúmeras vezes cria uma percepção negativa;junto ao consumidor final.
 
O turismo é uma solução para os problemas locais; já que pode gerar fluxos turísticos rápidos; já que os brasileiros não costumam planejar suas férias com antecedência. Quero acreditar que haverá um envolvimento com recursos dos  órgãos ligados ao turismo e não apenas com presença institucional;para ser citado nos meios de comunicação.A região serrana há de voltar a sorrir rapidamente  e manter seu posicionamento estratégico;no turismo fluminense”

Tópicos relacionados