
LISBOA – A Embratur realiza, pela primeira vez em Lisboa, a Galeria Visit Brasil, exposição imersiva que será apresentada de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, na Rua da Boavista, 54, no centro da capital portuguesa. A iniciativa integra a estratégia internacional de promoção do turismo brasileiro e ocorre durante a 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que terá o Brasil como país convidado.
Com funcionamento ao longo de seis dias, a exposição tem como eixo central o Oceano Atlântico, tratado como elemento de conexão entre Brasil e Portugal e como base para a discussão sobre turismo, cultura e preservação ambiental. A proposta é apresentar destinos brasileiros a partir da relação entre paisagens costeiras, comunidades locais e práticas sustentáveis.
“A Galeria Visit Brasil é uma experiência imersiva para apresentar o Brasil sob uma outra ótica, uma outra lente. A gente usa essa ferramenta em conjunto com outras ações comerciais. Ela substitui o nosso antigo roadshow e workshop, com o objetivo de inspirar o viajante a conhecer o país”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing da Embratur. “Para 2026 e 2027, queremos inserir cada vez mais a comunidade na discussão sobre o impacto positivo do turismo. Falar de oceano e de ecossistemas que precisam de cuidado é primordial. Esse é um trabalho da Embratur”, completou.
Embratur: Turismo com consciência ambiental
Segundo a Embratur, a Galeria Visit Brasil propõe uma abordagem que vai além da divulgação de destinos. A exposição apresenta ambientes com imagens, fotografias e vídeos sobre o litoral brasileiro, além de uma sala de projeções com documentários. O percurso inclui referências ao cotidiano das regiões costeiras e ao artesanato ligado às comunidades locais.

Entre as ativações previstas estão experiências com realidade virtual, que simulam mergulhos em Fernando de Noronha e nos Lençóis Maranhenses, além de ações dos projetos Feel Brasil e atrações culturais. A programação também inclui iniciativas como o Discos N’Agulha, da Som Livre, e o projeto Rua das Pretas, com participação de Pierre Aderne.
A Galeria Visit Brasil já passou por cidades como Londres, Roma, Paris, Nova York, Los Angeles e Miami. A edição de Lisboa marca a estreia do projeto em Portugal e reforça a relevância do mercado europeu para o turismo brasileiro.
Em 2025, o Brasil registrou mais de 9 milhões de visitantes internacionais, número recorde, com crescimento de 40% em relação a 2024. A Europa é o segundo maior mercado emissor de turistas para o país, atrás apenas da América do Sul. No mesmo ano, o número de europeus que visitaram o Brasil cresceu 20%, com destaque para Portugal, segundo maior emissor do continente.
Entre janeiro e novembro de 2025, 227 mil portugueses viajaram ao Brasil, alta de 26,1% na comparação anual. O fluxo é sustentado pela ampliação da conectividade aérea entre os dois países, com voos diretos ligando cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte a Lisboa e Porto, operados por Azul, Latam e TAP.
*O M&E viaja em parceria com a Shift Mobilidade e cobertura GTA
Confira, abaixo, a galeria de fotos:
Fotos: Ana Azevedo/M&E

































