Câmbio:

Idiomas:

Secretário de MG apresenta política pública do Turismo

.
.

Agostinho Patrus Filho; secretário de Turismo de Minas Gerais; apresentou o plano de  Política Pública do Turismo estadual e as principais ações da Setur nos primeiros quatro meses de 2011; na manhã desta terça-feira (17); no 13º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais; realizado em Belo Horizonte.

Durante o encontro; o secretário destacou a importância do trabalho realizado nos municípios. “Nosso objetivo é continuar levando melhores condições para as cidades mineiras para termos uma gestão participativa e democrática”; disse.
Patrus Filho salientou ainda que as novas atribuições dadas à Setur pela Lei Delegada; publicada em janeiro deste ano; facilitam um trabalho integrado entre as pastas do Governo de Minas Gerais. “Agora teremos mais parcerias para a execução das ações; que serão realizadas com outras secretarias”.

O secretário citou como exemplo de ação integrada o programa “Minas São Muitas”; realizado em conjunto entre a Secretaria de Estado de Turismo e de Cultura. Vamos buscar mais articulação para que o público que está em Belo Horizonte para os eventos culturais possa também conhecer as belezas do patrimônio histórico e os nossos atrativos turísticos”; destacou. O secretário salientou ainda que o Espaço Minas Gerais; em São Paulo será uma grande vitrine de promoção da cultura mineira. 

Também durante a reunião; o secretário lembrou que esse ano; em uma iniciativa inédita no Brasil; o governo do Estado fez repasses diretos aos municípios para aplicação na atividade turística através do ICMS Turístico. “Minas Gerais vem trabalhando na descentralização de ações. Nosso foco agora é trabalhar para que o recurso seja utilizado com qualidade; gerando benefício à população e aos turistas que viajam por Minas Gerais”; concluiu.

Copa 2014 – Durante a programação do encontro; o secretário Extraordinário da Copa do Mundo; Sérgio Barroso; destacou a importância da interiorização do evento. Segundo ele; a ação de Minas vai muito além das cidades escolhidas como centro de treinamento de seleção; CTS ou  ‘base camps’; onde as equipes treinam cerca de vinte dias antes do campeonato. “Teremos muita festa em praça pública em dia de jogo; as chamadas ‘public view áreas’; vamos valorizar os produtos mineiros; os roteiros turísticos já existentes como as cidades históricas e os parques ecológicos e também vamos investir na capacitação; porque o legado cultural é tão relevante  quanto o legado de obras e infraestrutura”.

Agostinho Patrus Filho fala durante o 13º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais

Tópicos relacionados