Câmbio:

Idiomas:

Bahia investe em turismo religioso após beatificação de Irmã Dulce

O Secretário de Turismo da Bahia; Domingos Leonelli; se reuniu com o trade turístico baiano para discutir ações a serem tomadas para fortalecer o turismo religioso no estado. A discussão é motivada pela proximidade da beatificação de Irmã Dulce; no próximo domingo (22/05).
 
Leonelli destacou a importância da qualificação dos profissionais e empresários para atender a demanda deste segmento e a revitalização de alguns pontos que fazem parte dos roteiros de turismo religioso em Salvador; a exemplo do Largo de Roma; onde está localizada a sede das Obras Sociais Irmã Dulce. “Captamos um recurso de R$ 5.400.000 no Ministério do Turismo para a implantação da Praça de Irmã Dulce; no Largo de Roma. A ideia é revitalizar e transformar o local em um ponto de desembarque de turistas”; explicou.
 
O ponto alto da discussão foi o Memorial Irmã Dulce; que atualmente recebe uma média anual de 35 mil pessoas. “Com o anúncio da beatificação feito em dezembro; em apenas um mês; tivemos um incremento de 70% no número de visitantes. A expectativa é que este ano cerca de 80 mil pessoas passem pelo local”; contou a turismóloga do Memorial Irmã Dulce; Luanna Lula. Para atender a demanda; o local contratou guias de turismo e já possui o projeto de abertura de uma loja e uma lanchonete.
 
Turismo Religioso – Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou que 8;1 milhões de viagens domésticas “movidas pela fé” são realizadas por ano; o que representa 3;6% de todas as viagens realizadas dentro do país. Segundo a Embratur; 15 milhões de pessoas se deslocam anualmente no país por motivos religiosos; movimentando R$ 6 bilhões por ano.

Tópicos relacionados