O VisitBritain divulgou os primeiros resultados de suas ações de marketing relacionadas ao casamento real; ocorrido em 29 de abril. Aproveitando a atenção da mídia mundial no casamento real; o órgão buscou garantir o máximo de cobertura da imprensa com foco na Grã-Bretanha e aumentar seu relacionamento com potenciais visitantes nas mídias digitais e sociais.
De acordo com Robin Johnson; gerente do VisitBritain para a América Latina; o casamento proporcionou um grande impulso ao turismo e à economia britânica. “Nossas pesquisas mostram que em um ano típico a monarquia gera mais de £ 500 milhões de libras anuais (R$ 1.5 bilhão); receita relacionada direta ou indiretamente os turistas estrangeiros. Os resultados de 2011 certamente ultrapassarão esse valor”; diz.
E os brasileiros contribuem com esses resultados: “Cerca de 80% dos brasileiros que visitam a Grã-Bretanha afirmam que são atraídos por temas associados à realeza”; disse. Johnson; também destacou que o casamento real foi a “largada” para os eventos do ano que vem; quando Londres sediará os Jogos Olimpícos e Paraolimpícos de 2012 e quando será comemorado o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II (60 anos de reinado).
Sandie Dawe; presidente do VisitBritain; declarou: “Nossa estratégia foi se valer do interesse no casamento real – e a consequente cobertura da mídia mundial – para mostrar a Grã-Bretanha e fomentar seus atrativos para os visitantes. Milhões de potenciais visitantes do mundo todo viram a história; o esplendor e a nossa capacidade de acolher e ser palco de uma festa mundial”; disse.