A bancada federal mineira, deputados estaduais e empresariado lideram um movimento que reivindica da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a instalação de uma representação diplomática em Minas Gerais. o deputado estadual Jayro Lessa (DEM) e o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), ao lado da integrante do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, Ester Sanches Naek, vão apresentar um abaixo-assinados dos 77 deputados estaduais, dos 53 federais mineiros, além dos três senadores do estado de MG.
O abaixo assinado será entregue ao governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB) com expectativa de apoio à causa. Os parlamentares também assinaram carta dirigida ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shanon, por meio de quem pretendem enviar correspondência à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O pleito foi encaminhado a Hillary no ano passado, pelo então senador Eduardo Azeredo (PSDB), quando ela visitou o Senado.
Eduardo Azeredo revela o conteúdo: “Explicamos, na carta, que Minas é a segunda população e a terceira economia do país e tem forte relação com os Estados Unidos. Portanto, é muito importante que seja instalado um consulado em Belo Horizonte”.
Segundo Sara Mercado, adida de imprensa do consulado americano no Rio de Janeiro, embora a Embaixada dos Estados Unidos e o consulado no Rio – que atende a Minas Gerais – reconheçam a importância do estado, não há, no momento, planos para a instalação de um novo consulado no país. “Mantemos um escritório comercial com representantes para o atendimento de interessados em fazer negócios e uma consulesa, Mary Muller, responsável por Minas.