Câmbio:

Idiomas:

OMT comemora marca de um bilhão de turistas no mundo

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 13/12/2012 - 10:32

Um bilhão de turistas viajaram pelo mundo em 2012, marcando um novo recorde para o Turismo internacional – setor que responde por um em cada 12 empregos e 30% das exportações mundiais de serviços. O Turismo internacional continuou a crescer em 2012, apesar da incerteza econômica global, para alcançar mais de um bilhão de chegadas de turistas internacionais. Esse crescimento mostra a posição do Turismo como um dos maiores setores econômicos do mundo, sendo responsável por 9% do PIB global (impacto direto e indireto e induzido), um em cada 12 empregos e até 8% do total das exportações dos países menos desenvolvidos do mundo.

Recordando o impacto positivo, mesmo a menor ação pode ter se multiplicado por um bilhão, a OMT lançou o ‘Um bilhão de turistas: um bilhão de Oportunidades’ campanha para celebrar este marco, mostrando que turistas que respeitam a cultura local, preservam o patrimônio ou compram produtos locais ao viajar, podem fazer uma grande diferença. O público foi convidado a votar na ‘dica de viagem’ que teria o maior benefício para as pessoas e lugares que visitam e que eles prometeriam fazer quando viajassem.

A dica vencedora, revelada nesta quinta-feira (13/12), foi “compra de artigos locais”, que incentiva os turistas a comprar comida e lembranças nos locais em que viajam, ou contratar guias locais, para garantir seus gastos e traduzir em emprego e renda para as comunidades. A dica que ficou próxima em segundo lugar foi a de respeitar a cultura local, onde os turistas podem aprender mais sobre as tradições do seu destino, ou algumas palavras no idioma local, antes de sair de casa.

“Hoje, congratulamo-nos com a chegada simbólica do turista um bilionésimo. Suas ações contam. Essa é a nossa mensagem para um bilhão de turistas. Através das ações e escolhas, cada turista representa uma oportunidade para um futuro mais justo, mais inclusivo e mais sustentável”, disse Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.

Como é impossível saber exatamente onde o turista bilionésimo chegou, muitos países estão a celebrar a ocasião por turistas que chegam nesta quinta-feira. A OMT está comemorando em Madri, Espanha, que abriga sua sede, dando as boas-vindas ao turista bilionésimo simbolicamente no Museo del Prado, uma das atrações turísticas mais visitadas, em conjunto com o Ministério da Indústria, Energia e Turismo da Espanha.

Filipe Cerolim