Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Economia ligada ao Turismo no Espírito Santo já cresce quase 40% em 2022

A presença do Espírito Santo nas feiras tem como objetivo mostrar seus atrativos e estimular a criação de pacotes turísticos para o Estado Foto: Marcelo Moryan/MTur

Na comparação com os demais estados brasileiros, o Espírito Santo é o sexto estado no ranking de crescimento interanual no volume de atividades turísticas no primeiro trimestre de 2022 (Marcelo Moryan/MTur)

O Espírito Santo registrou crescimento de 38,1% nas atividades do setor de Turismo, nos três primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo trimestre de 2021. Na comparação com os demais estados brasileiros, o Espírito Santo é o sexto estado no ranking de crescimento interanual no volume de atividades turísticas no primeiro trimestre de 2022 (+38,1%). Os dados compõem o Boletim da Economia do Turismo Capixaba, apresentado pela Secretaria de Turismo (Setur).

“Os dados mostram um crescimento nas atividades, com mais de 170 mil pessoas trabalhando no setor de turismo, o que representa 8,9% do total de pessoas ocupadas no Espírito Santo nesta área. Esses dados confirmam que a recuperação do setor turístico vem se consolidando com a retomada dos negócios”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

No que se refere à geração de emprego, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 171 mil pessoas no Espírito Santo atuam nas Atividades Características do Turismo (ACT), o que significa 8,9% das pessoas ocupadas no Espírito Santo. O resultado deste trimestre mostra um crescimento de mais de 30 mil pessoas trabalhando no setor, sendo que nos setores da Alimentação (96.529) e Transporte (59.628) estão concentrados o maior número de pessoas empregadas.

Analisando por regiões turísticas no 1º trimestre de 2022, o maior quantitativo de empregos foi na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), com a geração de +558 postos de trabalho, seguido pela Região do Vale e do Café (+206) e Região Doce Pontões Capixabas (+171).

Receba nossas newsletters