Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Egito bate recorde histórico e recebe quase 15 milhões de turistas em 2023

unnamed1 5 e1674054707962 Egito bate recorde histórico e recebe quase 15 milhões de turistas em 2023

Apesar de adversidades, o destino conseguiu bater um recorde histórico no número de turistas e trabalha para crescer ainda mais (Andrés Dallimonti)

O Egito recebeu um número recorde de turistas em 2023, apesar da guerra entre Israel e o Hamas, de acordo com um comunicado do Ministério do Turismo do país realizado na última semana. O país atraiu 14,9 milhões de turistas, batendo o recorde anterior de 14,7 milhões de turistas, que foi registrado em 2010. O anúncio foi realizado pelo Ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Ahmed Issa.

Embora a guerra tenha começado em outubro, o turismo no Egito continuou a crescer, com 3,6 milhões de turistas nos últimos três meses. Isso representou um aumento de 8% em relação a 2022. Contudo, o número está 600 mil abaixo da meta do Egito. O ministro atribuiu o ano recorde do país aos esforços do seu ministério, como a expansão da capacidade dos quartos de hotel, a procura de novos mercados e o incentivo ao turismo árabe.

Entre as conquistas de 2023, destacadas pelo ministro, está o aumento de 10% no número de quartos de hotel, atingindo um total de 220 mil quartos. Este aumento está alinhado com as metas de acomodação do ministério definidas para 2024. O ministro ainda falou da importância da parceria com o setor privado para impulsionar os investimentos, aumentando a capacidade para acomodar 30 milhões de turistas até 2028.

Issa destacou também os esforços para o desenvolvimento do turismo sustentável, que visa estabelecer um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico do Egito, a preservação do ambiente e do patrimônio cultural e a obtenção de benefícios económicos e sociais para o Estado. Cerca de 20% da capacidade hoteleira existente no Egito possui certificados ‘verdes’, juntamente com 44 centros de mergulho e safaris.

Além disso, as receitas do Conselho Supremo de Antiguidades quintuplicaram no exercício orçamental de 2023-2024, reduzindo efetivamente a sua dependência do orçamento do governo de dois terços das suas despesas para zero, graças a reformas financeiras bem sucedidas.

O ministro abordou então os desafios mais proeminentes do setor e delineou os componentes-chave da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Turismo, iniciada em novembro de 2022. Esses componentes abrangem a expansão do acesso aos destinos turísticos egípcios, dobrando o número de assentos nas companhias aéreas, melhorando o clima de investimento no turismo, aumentando o número de quartos de hotel e elevando a experiência turística geral e a qualidade dos serviços de turismo no Egito.

Para o futuro, o governo deve trabalhar na expansão para novos mercados, o reforço das competências de profissionais do setor, a promoção do turismo interno e o aumento da sensibilização para o turismo e a arqueologia em todos os segmentos da sociedade, em especial entre as crianças.

*Com informações de Arab News.

Receba nossas newsletters