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Destinos / Política

Embratur e Fornatur alinham estratégias de promoção internacional

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Equipes de Embratur e Fornatur reunidas

O diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, recebeu o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e secretário de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling. O alinhamento de estratégias de promoção internacional do Brasil esteve na pauta do encontro que contou, ainda, com diretores, gerentes e coordenadores da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, além de secretários dos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí e Rondônia.

“Ao assinar medidas fundamentais para o setor, como a isenção de vistos, a abertura para companhias aéreas internacionais e a assinatura da Medida Provisória que transforma a Embratur em Agência, o presidente da República atende a pleitos antigos do trade brasileiro e garante mais abertura para investimentos e aumento do fluxo turístico no país”, destacou o diretor-presidente na abertura do encontro.

Além disso, Machado pediu apoio dos secretários para reforçarem a importância da aprovação da MP 907/2019, que transforma a autarquia Embratur em uma Agência. “Com orçamento mais robusto teremos condições de nos inserirmos de vez no cenário turístico internacional. Depois da isenção de vistos e com a transformação da Embratur, com coragem, o presidente Jair Bolsonaro atesta seu compromisso com o setor que é um dos mais importantes para a geração de emprego e renda no país”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente do Fornatur apresentou propostas e linhas de ações para atuação em conjunta entre Embratur e os estados. Uma das sugestões do Fórum é a produção de um estudo de mercado, com a expertise das secretarias de Turismo.

“Sabemos que a Embratur detém de informações de mercado e de inteligência competitiva. O que queremos propor aqui é que nós, os estados, sejamos ouvidos, pois temos interesses específicos. Além disso, podemos ajudar na definição de posicionamentos para assuntos diversos e mais polêmicos, por exemplo. Queremos que o Fornatur seja capaz de influenciar as políticas públicas brasileiras e na promoção internacional, porque esta é a nossa missão: fortalecer, subsidiar e auxiliar o país na divulgação dos destinos turísticos brasileiros”, disse Bruno.

Ao final, os secretários presentes destacaram as principais demandas de seus estados, como a participação nas feiras internacionais, e sugeriram um próximo encontro com a Embratur e o Ministério do Turismo para o mês de março, ainda sem data definida. O objetivo é desenhar melhor a estratégia conjunta de promoção.

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