Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Austrália prorroga reabertura de fronteiras até meados de dezembro

Circular Quay and Opera House, Sydney, NSW, Australia

A decisão do governo coloca em xeque a possibilidade dos australianos viajarem na época do Natal e no Ano Novo

A Austrália vai prorrogar o fechamento de suas fronteiras e a consequente proibição de viagens internacionais até meados de dezembro, quando pretende já ter vacinado 80% de sua população adulta. O “período de emergência” iria acabar no dia 17 de setembro, mas acabou sendo adiado por mais dois meses. O ministro da saúde australiano Greg Hunt disse que a ação foi tomada “de acordo com o conselho médico”, diz o The Telegraph.

A decisão do governo coloca em xeque a possibilidade de viajar na época do Natal e no Ano Novo, o que agrava ainda mais o fato dos australianos não poderem viajar ao exterior desde que a Covid-19 se estabeleceu no país, no início de 2020 (com raras exceções), e as fronteiras do país foram fechadas, exceto para poucas nações vizinhas (com as quais “bolhas de viagens” foram estabelecidas) durante a pandemia.

Enquanto as políticas de fronteira da Austrália mantiveram a pandemia controlada, com um registro de 56 mil ou mais casos e pouco mais de mil mortes até agora – suas taxas de vacinação deixam a desejar. De acordo com os dados da Johns Hopkins, apenas 28,8% por cento da população já está totalmente vacinada.

O estado de New South Wales (NSW), onde está Sydney – a maior cidade da Austrália,  tem sido o epicentro da terceira onda Covid-19 do país, causada pela variante Delta há mais de dois meses. A Reuters apontou que este último surto “expôs as fraquezas no lançamento da vacina no país e forçou mais da metade de seus 25 milhões de habitantes ao confinamento”. O NSW pretende suspender as medidas quando 70% de seus residentes adultos estiverem totalmente vacinados.

Receba nossas newsletters