As tendências do mercado foram tema de palestra neste primeiro dia de Aviesp Expo 2018. Com a presença de grande público, o consultor Cristiano Lopes abordou dez caminhos seguidos por grandes empresas americanas e seus executivos e divulgadas durante o NRF Big Show, maior congresso de varejo dos Estados Unidos.
BASTIDORES
O primeiro fator listado pelo especialista foi o foco na gestão interna do negócio, que diz respeito à fatores administração, finanças, tecnologia, ou seja, aquilo que não fica perceptível na venda do seu produto. “Não adianta ter só uma vitrine bonita. A parte de trás e fundamental para quem quer ter sucesso em seu negócio”, explicou.
SEU MODELO
A mensagem foi clara: é possível copiar boas ideias, mas o empreendedor deve criar seus próprios modelos de gestão em cima do que ele acredita. “Só você sabe o que é bom para o seu negócio. Então crie seus próprios modelos”.
MUDAR
Cristiano apontou a importância de se adaptar às mudanças, fazendo disso uma cultura organizacional. “O mundo de hoje é volátil, incerto, competitivo e ambíguo. O mundo hoje é de pessoas que consigam entrar em modelos disruptivos”.
ANÁLISE DE DADOS
A importância de tomar decisões baseadas na análise de dados foi reforçada pelo palestrante. Ele citou o exemplo da rede americana de farmácias CVS, que ao perceber que 80% de sua clientela era do sexo feminino criou adaptações focadas neste público e multiplicou o faturamento.
PODER DOS APLICATIVOS
87% do tempo gasto pelas pessoas com o celular é dentro de aplicativos. “Temos que entender que o cliente está buscando interatividade e conectividade dentro dos aplicativos. Formate experiências de interação dentro dos aplicativos”, atentou.
REDES SOCIAIS
“Nos vivemos na era miojo. Tudo é instantâneo. As pessoas sabem onde você está, o que faz e seus hábitos. O Instagram consegue influenciar 75% dos consumidores mundiais em seu processo de compra”. Foi com essas palavras que o consultor reforçou a importância de ter uma estratégia de redes sociais para gerar engajamento.
IDENTIFIQUE SEU CLIENTE
É muito importante saber quem é seu público e montar o seu espaço para atendê-lo de forma personalizada.” Prepare o seu espaço para receber e atender o seu cliente”.
FÍSICO X ONLINE
O Walmart é maior rede de varejo físico e precisou criar uma estrutura online. A Amazon é a maior rede de varejo online, e precisou ter uma estrutura física para chegar ao público alvo na sua totalidade. Isso prova que é preciso se adaptar à vontade do cliente “O cliente decide sobre a sobrevivência das empresas no mercado. Escolha a composição ideal para o perfil do seu negócio”.
BUSQUE CONHECIMENTO
“Quem trabalha com turismo tem que trazer culturas, situações e conhecimento. Se não oferecermos conhecimento e diferencial para o cliente, ele compra na internet”, destacou Cristiano, que reforçou a necessidade do agente de viagens ser um consultor.
AGREGUE VALOR
Não é o seu produto, mas a história por traz dele. “O turismo é isso, agregar valor ao produto” O que o cliente do turismo quer é um profissional que o encante com a forma de mostrar o valor da viagem”, finaliza.