Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Centro de Inteligência de São Paulo entra para a rede de observatórios da OMT

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo (Ana Azevedo/M&E)

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), agora faz parte da Rede Internacional de Observatórios, pertencente à Organização Mundial do Turismo (OMT). A partir de agora, SP pode compartilhar cases de sucesso de outros destinos turísticos mundiais e participação em todas as atividades realizadas pela OMT.

“É um orgulho imenso para o turismo paulista e brasileiro ser representado diante do principal órgão mundial do setor. Fazer parte desse seleto grupo, que conta com apenas 32 observatórios em todo o mundo, reflete o importante trabalho de um departamento criado no início da atual gestão e que alcançou a excelência em quatro anos de existência”, comemora Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Criado em 2019, o CIET é responsável pela coleta e tratamento de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes no destino São Paulo, bem como antecipar as tendências do mercado turístico e a sustentabilidade do próprio setor das nove principais cidades que possuem o maior fluxo turístico: Olímpia, Brotas, Ribeirão Preto, Campos do Jordão, Aparecida, Ilhabela, Santos, Eldorado e Campinas, selecionadas de acordo com o fluxo de turistas, relevância regional, disponibilidade de dados e informações com séries históricas.

A cerimônia oficial de ingresso na rede acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro em Madri (Espanha), sede oficial da OMT. Na cerimônia, São Paulo dividirá o palco com observatórios de Barcelona, Mallorca, Málaga, Yukon, Bizcaia e Bogotá, também recentemente integrados à rede.

Receba nossas newsletters