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Destinos

Colômbia chegará a marca de 215 mil turistas brasileiros até o fim do ano

Alejandro Peláez, diretor da ProColombia no Brasil

Alejandro Peláez, diretor da ProColombia no Brasil

SÃO PAULO – A Colômbia projeta que até o fim deste ano chegará a marca de 215 mil turistas brasileiros, número que representa um crescimento de 2,8% em relação ao ano passado, quando 209 mil brasileiros viajaram ao país. A baixa projeção da ProColombia, agência oficial de promoção turística do país, contrasta com os resultados dos últimos anos, de crescimentos anuais de dois dígitos, e leva em consideração o momento econômico do Brasil, que soma a instabilidade do câmbio e a indefinição do período eleitoral.

“Por conta desses fatores, nós traçamos uma meta mais conservadora para este ano. Sabíamos que a Copa do Mundo, o câmbio e as eleições iriam afetar um pouco este número de turistas brasileiros. A média de crescimento dos últimos anos é de 18% ao ano, mas 2018 nosso planejamento foi manter os números. Para o próximo ano esperamos um resultado melhor”, destaca Alejandro Peláez, diretor da ProColombia no Brasil.

Em um período de cinco anos o número de brasileiros cresceu 152%, passando de 83 mil em 2012 para os 209 mil registrados o ano passado. Com este incremento, o Brasil se tornou o segundo principal emissor de turistas, atrás apenas dos Estados Unidos. Somente até agosto deste ano o país recebeu 133 mil brasileiros.

CONECTIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO

Este avanço é decorrente principalmente da conectividade aérea entre os países, que cresceu muito nos últimos anos. A capital, Bogotá, conta atualmente com 25 frequências semanais para São Paulo, além de também contar com voos diretos de Rio de Janeiro (7), Salvador (1) e Fortaleza (1). As diversas opções contribuem para diversificar o perfil do turista brasileiro.

“Estão indo brasileiros de diversas regiões do País, e não só de São Paulo. Temos um grande número vindo do Rio de Janeiro e os voos de Fortaleza e Salvador estão ajudando muito e diversificando o público brasileiro”, explica o diretor.

Além da conectividade, o avanço dos números também se estrutura em fatores como novos produtos além de sol e praia, como aventura, cultura, música e gastronomia, novos destinos, além das populares Bogotá e Cartagena, e o trabalho de promoção da ProColombia, com estratégias integradas com operadoras brasileiras e companhias aéreas.

“O perfil do turista brasileiro é muito diversificado e isso exige uma estratégia abrangente de promoção. Neste sentido estamos fazendo parceria com linhas aéreas e com a Braztoa para chegar em conjunto a estes estados que são emissores importantes”, completa.

A estratégia se baseia em diversas ações, entre treinamentos eventos e workshops, como o realizado na manhã desta quarta-feira (24), em São Paulo, que reuniu 120 agentes de viagens.

TURISTAS INTERNACIONAIS

O projeto turístico muito bem estruturado da Colômbia não atrai somente brasileiros, mas turistas de diversas outras nacionalidades, o que se reflete pelo expressivo número de 6,5 milhões de turistas estrangeiros em 2017, 1,4 milhão a mais do que em 2016.

Para este ano, o planejamento de ampliar o mapa e promover mais destinos vem surtindo efeito e deve alavancar ainda mais este número. “Neste ano já sabemos que o número de turistas vai aumentar. Tivemos um apoio do tratado de paz, que está ampliando o número de regiões que poderão ser visitadas na Colômbia. A hotelaria também vem sendo um forte aliado, pois dia após dia chegam grandes redes hoteleiras à Colômbia e isto ajuda na promoção”, conclui Alejandro Peláez.

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