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Destinos

“Continuamos trabalhando normalmente”, diz Diana Pomar sobre possível fim da CPTM

Diana Pomar comanda o CPTM no Brasil

Diana Pomar comanda o CPTM no Brasil

Notícias em veículos especializados do México dão como certo o fim do Conselho de Promoção Turística do México, o CPTM. No entanto, de acordo com Diana Pomar, diretora do órgão no Brasil, ela segue o trabalho normalmente no País. Segundo ela foram feitas declarações de membros do novo governo – que tomou posse em dezembro – sobre esta intenção, mas até o momento, não tem nada de oficial.

“Seguimos nosso trabalho do dia a dia. Muitas declarações políticas foram dadas, mas nada é certo. Há muita especulação”, declarou Pomare ao M&E, na tarde desta quarta-feira (02). Ela comparou o fato às notícias que chegaram a dar como certa a extinção do MTur no Brasil. “Para que a CPTM seja extinta é necessário uma nova lei e de aprovação do Senado. Não há ainda nem um projeto. É como ocorreu no Brasil, que a princípio não teria Ministério do Turismo e depois o governo mudou de ideia. No México isso também pode acontecer”.

ENTENDA O CASO

Segundo a imprensa local, o que se busca no México seria um novo modelo de promoção para o Turismo e uma redistribuição de recursos. O diretor da CPTM de Quintana Roo, Darío Ocampo, chegou a declarar ao site Reportur que o novo modelo será apresentado em meados de janeiro. A ideia, segundo o site, é que as verbas que hoje são para a CPTM passem a ser utilizadas para a infraestrutura turística.

A primeira declaração sobre o possível fim da CPTM foi feita pelo atual secretário de Turismo do país, Miguel Torruco, em coletiva de imprensa concedida em dezembro. Segundo ele, a meta é tornar o estado mais enxuto e produtivo com o fechamento de todos os escritórios da CPTM fora do México. No entanto, nenhuma ação concreta foi anunciada até o momento.

BONS RESULTADOS

Caso a decisão de acabar com a CPTM seja mesmo tomada, ela vai contra os resultados obtidos pelo órgão – que é responsável pela promoção do destino no exterior (assim como a Embratur no Brasil). Em 2017, o México obteve números expressivos, passando a ser o sexto país mais visitado do mundo. Fora quase 40 milhões de visitantes e um crescimento de 78,7% em cinco anos. O Turismo responde por 8,7% do PIB mexicano.

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