Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Com expectativa de receber 100 mil visitantes, FIT 2022 espera edição histórica

Gustavo Hani, presidente da FIT Buenos Aires

Gustavo Hani, presidente da FIT Buenos Aires

Neste ano pós-pandemia, a tradicional Feira Internacional de Turismo (FIT) – América Latina vem maior, mais forte e renovada, com mais de 40 países expositores e o desafio de superar os 100 mil visitantes. De antemão e otimista com o reencontro pleno do trade, o presidente da FIT Buenos Aires, Gustavo Hani classifica a 26ª edição como “histórica”, pelas novidades e surpresas que o evento reserva para os profissionais do turismo, bem como a troca de experiências e os bons negócios que são esperados.

Gustavo Hani, que também preside a Federação Argentina de Associações de Empresas de Viagens e Turismo (FAEVYT) e da Câmara Argentina de Turismo (CAT), falou ao M&E sobre a organização e expectativas da FIT 2022 que acontece de 1 a 4 de outubro, no prédio La Rural, em Buenos Aires, na Argentina.

MERCADO & EVENTOS – O que esperar da edição 2022 da FIT neste momento de recuperação e retomada do Turismo mundial pós pandemia? 

Gustavo HaniTemos grandes expectativas para esta 26ª edição da FIT. Sem dúvida, de 1° a 4 de outubro todo o turismo do país e do mundo vai encontrar-se, mostrar sua força e capacidade de resiliência na FIT. Teremos uma Feira com as mesmas características de 2019 – pré pandemia -, com mais de 34,6 mil metros quadrados de área dedicada aos expositores, 40 países, as 24 províncias argentinas e o desafio de superar os 100 mil visitantes. Além disso, apresentaremos um novo esquema de Rodadas de Negócios, com um pavilhão exclusivo e um novo formato para que a Feira continue sendo referência na hora da comercialização turística.

M&E – O tradicional prédio La Rural recebe uma das mais importantes feiras de Turismo da América Latina. Esta edição 2022 será maior? O espaço aumenta com relação ao ano passado?   

Gustavo Hani – Temos a sorte de poder dizer que a FIT é uma Feira que cresce, se renova e surpreende ano após ano. Inclusive na edição passada, em pandemia, fomos o primeiro evento numeroso em abrir nossas portas e os resultados superaram as expectativas. Nesta edição com mais de 34.600 metros a FIT voltará a surpreender, e não tenho dúvidas disto pela grande quantidade de expositores tanto públicos como privados que continuam se somando a poucos dias do início da Feira.

M&E – Quantos países são esperados e confirmados, bem como estandes de expositores, média de rodadas de negócios calculada pela direção da FIT, assim como público presente?

Gustavo Hani – Temos mais de 40 países já confirmados com o retorno dos destinos que não puderam participar no ano passado, tais como Itália, Japão, e destinos do Caribe, como Saint Martin, República Dominicana, Barbados, entre outros. As 24 províncias argentinas e, além disso, uma forte presença de localidades que vão ter estande próprio como: Calafate, Salta, Mar del Plata, Catamarca, Rosário, Carlos Paz, Iguazú, Bariloche, Tigre, La Costa e San Nicolás; ressaltando – uma vez mais – a importância da indústria turística em cada região da Argentina.

Em relação aos negócios, implementaremos uma mudança de formato nas Rodadas de Negócios, seguindo os exemplos de outras feiras internacionais. Estarão organizadas em um só setor especial, com um ambiente muito mais apropriado para expor os produtos e aproveitar ao máximo as mais de 3.000 entrevistas que esperamos ter. Os prestadores de serviços turísticos da Argentina poderão expor mais adequadamente seus produtos e os compradores internacionais e nacionais poderão aproveitar melhor o tempo de cada entrevista.

Também temos a volta de redes hoteleiras como Baía Principe A.M. Resorts; Mijará; Iberostar; Sandos e uma importante representação de assistência ao viajante; bem como a novidade de contar com a Disney com estande próprio nesta edição.

M&E – Com relação ao possível protagonismo do destino Brasil, inclusive por ser o emissor de turistas mais importante da região, qual a expectativa da FIT este ano? O destino vem forte?

Gustavo Hani – Temos expectativas enormes com todos os destinos, tanto os nacionais como os internacionais. Os países limítrofes sempre têm um rol de protagonismo na FIT e esta edição não será a exceção. As experiências, atividades e o colorido de todos os destinos turísticos estarão presente para que os visitantes e os profissionais do setor participem ao longo dos 4 dias da Feira.

Trochita, o emblemático trem a vapor que percorre a estepe rionegrina estará na FIT 2022

Trochita, o emblemático trem a vapor que percorre a estepe rionegrina estará na FIT 2022 (Divulgação)

M&E – O que podem esperar da FIT destinos, expositores, agentes de viagens e operadores? Quais são as principais novidades desta edição?

Gustavo Hani – Esta edição histórica vai contar com várias surpresas para todos os participantes. Como sempre, cada estande oferecerá de maneira inovadora e única, a possibilidade de viver a experiência de cada destino. Esta edição vai contar, entre outras atrações, com a Trochita, o emblemático trem a vapor que percorre a estepe rionegrina para que os visitantes possam viver a experiência inesquecível de conhecê-la. Por sua vez, as agências de viagens poderão vender seus produtos, aproveitando o intenso movimento da Feira.

M&E – A FIT Tech, espaço dedicado à inovação na indústria do turismo corre em paralelo. Quais dias serão dedicados à FIT Tech? Onde e o que podem esperar os profissionais da indústria de turismo desse espaço?

Gustavo Hani – O espaço FIT Tech, é um espaço para a inovação na indústria do turismo; de transferência de conhecimento e de desenvolvimento de negócios na América Latina. Contará com os dias 1° e 2 de outubro com palestras de diferentes especialistas em viagens, destinos particulares e culturas do mundo, enquanto nos dias 3 e 4 de outubro acontecerá o Travel Fórum LATAM, com a participação de importantes palestrantes com quem reflexionaremos sobre Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Investimentos e alguns dos problemas globais e locais da indústria do turismo.

M&E – Quais especialistas estão confirmados e temas da indústria do turismo serão debatidos no Travel Fórum LATAM?

Gustavo Hani – Todas as edições da FIT marcam o que vai vir no setor e este ano o Travel Fórum LATAM reúne especialistas-referência do turismo que vão dar as chaves do futuro. Entre outras temáticas serão abordados os desafios na pós pandemia e as soluções tecnológicas; as chaves para ser agentes de mudança dentro do Turismo Sustentável e a importância do marketing digital como eixo de crescimento. Sem dúvida, ano após ano este espaço cresce e marca tendência dentro do setor, com palestrantes destacados e em um formato que sempre surpreende.

Receba nossas newsletters