Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Mais de 100 países e organizações adotarão padrões para ajudar turistas no exterior

Aeroporto Foto: Shutterstock

Espera-se que um código internacionalmente reconhecido para a proteção de turistas surja desse processo de consulta em andamento antes do final do ano

Mais de 100 países, bem como organizações internacionais e grandes grupos empresariais, concordaram em adotar padrões para ajudar os turistas colocados em situação de emergência. O Comitê para a elaboração de um Código Internacional para a Proteção de Turistas concordou com sete princípios-chave de um instrumento histórico cujo objetivo é restaurar a confiança nas viagens internacionais após a pandemia de Covid-19.

A importância da harmonização de protocolos, equilíbrio, coordenação, cooperação e acessibilidade são alguns dos princípios básicos acordados pela Comissão encarregada de fazer avançar o código de “assistência ao turista internacional em situações de emergência”. Publicado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), ele fornecerá orientação a países ao redor do mundo sobre como ajudar os turistas afetados por emergências, incluindo, mas não se limitando a emergências de saúde.

A Comissão acordou também num conjunto de recomendações relativas à prestação de informação, assistência e, se necessário, repatriação aos turistas afectados por situações de emergência. Espera-se que um código internacionalmente reconhecido para a proteção de turistas surja desse processo de consulta em andamento antes do final do ano.

“Só podemos reativar o turismo se recuperarmos a confiança nas viagens. As pessoas querem se sentir seguras e cuidadas quando viajam. E o código de proteção aos turistas proporcionará essa segurança, a partir da colaboração do setor turístico mundial e dos governos”, disse o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Receba nossas newsletters