Anguilla fechou 2024 com números históricos no turismo. A ilha caribenha recebeu, em dezembro, 23.871 visitantes — o maior volume registrado para o mês desde 1993. O crescimento foi de 24,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando 19.178 turistas desembarcaram no destino.
Março e dezembro foram os meses de maior movimentação, repetindo os bons resultados de 2019. Já junho e outubro se destacaram como os períodos de crescimento mais expressivo em relação ao ano anterior.
Os Estados Unidos seguem como o principal mercado emissor: 70,6% dos turistas vieram do país, totalizando 9.317 visitantes em dezembro — um salto de 14,3% frente ao ano anterior. Na sequência aparecem Canadá (6,8%) e Caribe (4,8%). No total, 13.205 turistas permaneceram mais tempo na ilha. Apenas 0,7% dos visitantes estavam a negócios; o restante chegou por motivos de lazer.
Para Stacey Liburd, diretora de turismo de Anguilla, o desempenho é reflexo direto de estratégias bem definidas. “Esses números impressionantes mostram o crescente apelo de Anguilla entre os viajantes, confirmando nosso status como uma escolha preferida no Caribe, especialmente no setor de turismo de luxo”, disse. Ela ainda atribui o resultado a “parcerias estratégicas com os setores público e privado” e ao charme do destino: “praias paradisíacas, gastronomia de alta qualidade, locais incríveis para mergulho e experiências autênticas continuam a conquistar os visitantes”.
A vice-diretora, Chantelle Richardson, também se mostrou otimista com a tendência de alta. “À medida que nos aproximamos do final do primeiro trimestre de 2025, estamos confiantes de que essa tendência positiva no número de turistas continuará”, afirmou. “Continuamos a receber visitantes dos nossos mercados tradicionais, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e estamos explorando novos mercados para atrair turistas interessados na beleza e hospitalidade únicas de Anguilla.”