LISBOA – Com diversas ações e um estande próprio, a Paraíba ganhou destaque no primeiro dia da BTL. O estado busca fortalecer sua imagem no mercado internacional, especialmente em Portugal e Espanha. Segundo Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a participação na feira é uma estratégia essencial para consolidar a Paraíba como destino turístico para os visitantes da Europa.
“Essa é uma ação extremamente importante, uma ação de marketing de destino, onde trouxemos a pluralidade e as experiências autênticas que a Paraíba tem, como os nossos povos originários e o artesanato. Contamos com a presença do governador João Azevêdo, o que demonstra a prioridade que o turismo tem recebido no estado”, destacou Lucena.
A comitiva paraibana na BTL conta ainda com investidores, com foco na promoção do Polo Turístico Cabo Branco. O objetivo é posicionar o polo na prateleira comercial internacional, impulsionando a captação de turistas e investidores para a região.
Fortalecimento do turismo europeu
Lucena reforça que Portugal e Espanha são mercados prioritários para a Paraíba, juntamente com Uruguai, Chile e Argentina na América do Sul. “Estamos trabalhando diuturnamente para fortalecer ainda mais o destino Paraíba no mercado europeu, de forma muito especial em Portugal, com ações que ampliem a imagem positiva do nosso estado e atraiam mais visitantes”, afirmou.
Atualmente, os visitantes de Portugal que queiram conhecer a Paraíba precisam fazê-lo através dos aeroportos de Recife e Natal. “O governador tem trabalhado para implementar uma malha aérea que permita a triangulação dos voos até a Paraíba. Com o Polo Turístico Cabo Branco, que traz uma nova modalidade de hospedagem com resorts, acreditamos que poderemos ampliar ainda mais nossa presença no mercado internacional”, explicou Lucena.
Temporada de sucesso e presença em feiras
O turismo paraibano vive um momento positivo, impulsionado por grandes eventos e altas taxas de ocupação hoteleira. O verão foi um sucesso e o carnaval superou as expectativas. “A Paraíba alcançou 87% de ocupação hoteleira em todo o estado. Esse resultado é fruto do trabalho de promoção e divulgação realizado pelo governo em parceria com as prefeituras”, ressaltou Lucena.
*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.