Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris: Parques naturais, estados e gastronomia são destaques no estande do MTur

Vanessa Mendonça, ministério do Turismo

Vanessa Mendonça, diretora de Marketing do Ministério do Turismo

GRAMADO – O Ministério do Turismo ocupou um espaço de 350m² no Festuris 2018. Mas não foi apenas o tamanho da participação do órgão que chamou a atenção. Com o objetivo de gerar diálogo e networking, o estande trouxe 12 estados, 11 parques naturais e 9 cooperativas de agricultura familiar, além de um espaço dedicado a gastronomia com uma cozinha show. Vanessa Mendonça, diretora de Marketing do MTur, destacou que o formato aberto foi escolhido para que as pessoas pudessem se conectar.

O estande foi dividido em cinco espaços. O primeiro com técnicos do Prodetur para tirar dúvidas de gestores; o tradicional espaço dos estados; uma cozinha show; espaço para comercialização de produtos de cooperativas de agricultura familiar e o mais simbólico com a presença do ICMBIO e 11 parques naturais.

Estados no estande do MTur

Estados no estande do MTur

“Somos o país número um em recursos naturais. Quando passamos a dialogar no sentido de incrementar o turismo por meio dos parques naturais, a possibilidade de gerar resultados concretos é enorme”, ressaltou Vanessa. “Esta é a segunda vez que temos os parques conosco. A primeira ação foi na Adventure Sports Fair e os resultados foram excelentes”, complementou.

Esta aproximação entre Ministério do Turismo e parques naturais é um grande avanço, na opinião de Larissa Diehl, coordenadora de Concessões do ICMBIO. Em entrevista ao M&E, ela destacou que ter mais contato com o trade ajuda a projetar as unidades de conservação como destinos turísticos e revelou que a participação na feira contribui para a atração de investidores interessados nas concessões.

Presença dos parques naturais foi destaque

Presença dos parques naturais foi destaque

A avaliação do coordenador geral do ICMBIO, Pedro Menezes, também é positiva. Ele lembrou que parte da missão dos parques é oferecer recreação e gerar uma porta para a visitação, tanto para quem mora no entorno como para alavancar mais viagens para aqueles que buscam contato com a natureza. E para cumprir este objetivo, ele considera que o Ministério do Turismo é o parceiro ideal.

“Se não estivermos estruturados para o Turismo, não estamos cumprindo a nossa missão. No entanto, o ICMBIO tem expertise em conservação e quem pode nos ajudar é o Ministério do Turismo”, ressaltou. “Com o MTur assumindo esta parte junto conosco, conseguimos ampliar a qualidade sem aumentar os custos para os cofres públicos”, adicionou.

Cozinha Show

Cozinha Show

O Brasil conta com um total de 335 parques naturais, cada um em estágio diferente de estruturação. Menezes explicou que, enquanto existem unidades como Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha e outros, há aqueles que ainda carecem muito de estrutura. “A sinergia com o MTur é fundamental para que os parques possam evoluir. Estar na feira faz com que a gente saia da retaguarda e apareça na linha de frente. Assim, ouvimos as reclamações anseios do público. O que é essencial para planejar o futuro”, acredita.

Menezes citou ainda o projeto Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, ou simplesmente Rede Trilha. Ele tem como objetivo formar grandes corredores que têm os parques como atrativos. “A ideia é movimentar também o entorno, já que não é um turismo de massa e que tem baixo impacto ambiental”, contou.

Receba nossas newsletters