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Política

RETROSPECTIVA 2019: POLÍTICA

O presidente Jair Bolsonaro dá posse ao novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Brasil começou o ano com um novo presidente (Agência Brasil)

O Turismo ganhou a atenção que merece dos governos estaduais e federais no ano de 2019. Após toda a emoção das eleições, novos (e antigos) governadores acabaram assumindo um País que terminou dividido em 2018. No poder executivo, Jair Messias Bolsonaro se tornou o 38° presidente da República Federativa do Brasil, no dia 1° de janeiro, e um dia depois já dava posse aos ministros que fariam parte do novo governo.

Para o setor turístico, o ano de 2019 começou mesmo no dia 28 de novembro de 2018 com a certeza da manutenção do Ministério do Turismo, até então uma dúvida do próprio presidente já eleito Jair Bolsonaro. Também em novembro, Marcelo Álvaro Antônio foi o nome escolhido por Bolsonaro para assumir o MTur. A posse oficial do novo ministro aconteceu no dia 2 de janeiro de 2020, em cerimônia realizada em Brasília. Foi também no começo de janeiro que secretários estaduais de Turismo tomaram posse por todo o Brasil.

Março foi um mês histórico para o Brasil: fim dos vistos para australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos, bem como a abertura total do capital estrangeiro para as aéreas

Em março, Jair Bolsonaro oficializou o fim dos vistos para australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos, uma demanda do setor turístico que já durava mais de 20 anos. A medida era considerada uma das prioridades para os primeiros cem dias de governo e já era dada como certa em fevereiro. Outro ganho para o setor, também em março, foi a abertura total do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais e a atualização de mais de 100 artigos da Lei Geral de Turismo, devidamente aprovadas pelo Congresso Nacional.

Congresso Nacional - Foto- Paula Fróes

Abertura total do capital estrangeiro nas empresas aéreas e atualização de mais de 100 artigos da Lei Geral de Turismo foram aprovadas pelo Congresso Nacional (Paula Fróes)

Um mês depois da isenção de vistos ser aprovada, as reservas confirmadas para o Brasil aumentaram 135% para as férias de julho. Nos Estados Unidos, o aumento foi de 53% no número de viagens confirmadas para junho e 97% para julho, se comparados ao mesmo período do ano passado. Já no Canadá, o crescimento foi de 86% para junho, 54% para julho e incríveis 135% para agosto.

Em maio, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) ganhou um novo presidente: Gilson Machado Neto. Diálogo com o trade, volta dos escritórios de promoção, mudança da divulgação nas feiras e transformação em agência foram os pontos abordados por Gilson em seu discurso de posse como presidente da Embratur, que aconteceu no fim do mês, na sede do órgão. Ainda em maio, o MTur anunciava R$ 200 milhões de investimentos no setor.

Outro destaque do primeiro semestre foi o lançamento da “Hora do Turismo”, campanha do Ministério do Turismo que retratam o trabalho do governo federal, em parceria com a iniciativa privada, para garantir o adequado aproveitamento do potencial do país e contribuir para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda por meio da atividade turística. O lançamento aconteceu em reunião do Conselho Nacional de Turismo.

Em julho, o Ministério do Turismo celebrava as conquistas dos primeiros 200 dias do governo. Entre os destaques, mais de 410 obras de infraestrutura realizadas, R$ 233 milhões investidos em todos os estados brasileiros, mais de R$ 200 milhões alavancando o desenvolvimento de 158 municípios, a chegada de novas empresas aéreas no mercado nacional e a isenção de vistos aliada ao aumento na procura pelo destino Brasil.

Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, e Osvaldo Matos de Melo Júnior (direita), diretor de Marketing - Pablo Peixoto/Embratur

Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, e Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de Marketing, apresentaram a nova marca de promoção da Embratur no exterior (Pablo Peixoto/Embratur)

Também em julho, a Embratur divulgou sua nova marca institucional. A mudança aconteceu na mesma semana em que o órgão anunciou sua nova marca de promoção no exterior, cujo o desenvolvimento acabou sendo alvo de críticas por partes do setor.  A nova marca agora foi apresentada de forma oficial pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, acompanhada do slogan Visit and love us (Visite e encante-se).

Em outubro, uma catástrofe ambiental levou óleo para as praias do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. No fim do mês, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou medidas de fortalecimento ao setor nas regiões atingidas pelo vazamento. O Ministério do Turismo disponibilizou R$ 200 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), por meio de agentes financeiros da linha de crédito, com condições diferenciadas de prazos e custos.

O mês de novembro também foi de conquistas para o setor, como a Medida Provisória 907/19, que transformou a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

O mês de novembro também foi de conquistas para o setor, como a Medida Provisória 907/19, que transformou o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Uma das principais mudanças é que a Embratur passou a poder celebrar contratos, convênios e parcerias com a iniciativa privada para a realização de seus objetivos, inclusive para distribuir ou divulgar a “Marca Brasil”. Já o orçamento da Embratur aprovado para 2020 foi estipulado em R$ 650 milhões.

Também em novembro, Jair Bolsonaro transferiu a Secretaria Especial de Cultura para o Ministério do Turismo, que passou a ser responsável pelas políticas nacionais de cultura; regulação dos direitos autorais; proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural; apoio na preservação da identidade cultural de comunidades quilombolas; e desenvolvimento de políticas de acessibilidade cultural e do setor de museus.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, terá R$ 1 bilhão para investir no setor (Eric Ribeiro/M&E)

Dezembro chegou com boas notícias para 2020. O Ministério do Turismo teve seu orçamento, quase cinco vezes maior do que previa a proposta original, de R$ 209,2 milhões, aprovado. Em 2020, portanto, a Pasta contará com o montante de mais de R$ 1 bilhão que será destinado às ações e programas para o desenvolvimento do setor. No mesmo mês, o MTur homenageou grandes nomes e iniciativas no Prêmio Nacional do Turismo 2019.

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