Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

SP anuncia toque de recolher e medidas mais restritivas para conter Covid-19

Medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa do governador João Dória (Divulgação)

Medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa do governador João Dória (Divulgação)

O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (11) a implantação da Fase Emergencial do Plano SP, com aumento das restrições em 14 atividades, colocando mais 4 milhões de pessoas em restrições adicionais. Uma das medidas é um toque de recolher entre as 20 e 5 horas. As atividades esportivas, mesmo que sem público, também ficam proibidas, assim como cultos religiosos. As novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (15) e se estendem, pelo menos, até o dia 30 de março.

A rede estadual de escolas também não terá aulas neste período, com a antecipação dos recessos de abril e de outubro para as próximas duas semanas. Os equipamentos, no entanto, seguirão atendendo estudantes para fins de alimentação. No caso da rede privada, as regras da fase vermelha não mudam, permitindo atividades com até 35% da capacidade. O governo, no entanto, recomenda que se possível sejam priorizadas as as atividades remotas.

slide-governo

No caso dos restaurantes, o take-away foi suspenso, sendo permitido apenas o drive thru e delivery. Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres e farmácias podem seguir funcionando normalmente.

Para justificar as medidas, Dória revelou números da pandemia no estado. Segundo ele, 53 cidades paulistas estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI. Na segunda-feira, este número era de 31%. Considerando apenas a Grande São Paulo, a ocupação é de 83,6%. A média do estado é de 82%. Na última quarta-feira (10), quando o País bateu recorde de mortes, o estado teve 517 óbitos confirmados por Covid-19 e 16.058 casos.

Receba nossas newsletters