Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Abih-SC cita melhorias necessárias para alavancar turismo do estado

O presidente da Abih-SC, Samuel Koch, no discurso de abertura do Encatho & Exprotel 2015

O presidente da Abih-SC, Samuel Koch, no discurso de abertura do Encatho & Exprotel 2015


Durante solenidade de abertura oficial do Encatho & Exprotel 2015, que acontece em Florianópolis até sexta-feira (29), o presidente da Abih-SC, Samuel Koch, discursou sobre o que esperar do evento para este ano e explicou o que precisa ser feito para alavancar o turismo do estado.

“Há quase 30 anos o evento reúne profissionais, estudantes, empresários de meios de hospedagem, agências de viagens e restaurantes, além de fornecedores, entidades e imprensa especializada para discutir, trocar experiências e conhecer novos produtos para aperfeiçoar seus empreendimentos. No ano passado, circularam por aqui mais de três mil pessoas de 70 cidades e 10 estados e esperamos repetir esse sucesso este ano”, disse Koch.

Segundo Samuel Koch, Santa Catarina conta hoje com quase 3 mil meios de hospedagem, que somam 240 mil leitos nas 10 regiões turísticas. O setor de Turismo gera em torno de R$ 20 bilhões em receita, e representa 12,5% do PIB de Santa Catarina, gerando 400 mil empregos diretos e 1,5 milhão de ocupações indiretas.

Porém, o presidente da Abih-SC não deixou de mencionar fatores que, de acordo com ele, prejudicam o setor turístico e merecem maior investimento. “A ausência de rede de esgoto em algumas regiões; O reajuste na energia elétrica; além dos problemas com fornecimento de água e energia, principalmente na alta temporada; que este ano melhorou em relação ao ano passado, mas ainda ocorreu em muitas cidades do Estado. E ainda temos muito que melhorar na mobilidade urbana, na segurança pública e na sinalização turística.”

“Falando nisso, é preciso repensar na infraestrutura que o Estado oferece aos nossos turistas, pois estamos com nossos acessos prejudicados, seja pela terra, céu ou mar. É necessário mais atenção às nossas rodovias, ao aeroporto de Florianópolis, bem como a todos os aeroportos regionais, e ao acesso pelo mar. Nossa Capital é uma ilha e não temos transporte marítimo e muito menos píer para navios”, enfatizou.

Sobre a carga tributária, o mesmo disse estar ”insuportável”. E é por isso que a Abih-SC vem tomando atitudes para reduzir um impacto negativo no setor. “Reduzimos a alíquota de 25% do ICMS para 17% sob o serviço de energia elétrica. Nós, da ABIH-SC, entramos com um processo para pleitear a declaração de inconstitucionalidade desse dispositivo da legislação estadual, para que não sejam mais obrigados a recolher o ICMS pela alíquota de 25%, e sim de 17%. E ainda o direito à restituição dos valores recolhidos indevidamente nos últimos 5 anos”, disse Koch.

O presidente encerrou sua fala agradecendo aos envolvidos, parceiros, entidades, expositores, e lembrou que, este ano, a Abih-SC completa 50 anos. “O que nós queremos é inspirar novas ideias, estimular ações inovadoras e fortalecer o relacionamento no setor hoteleiro”, finalizou.

Thalita Cardoso, de Florianópolis

Receba nossas newsletters