Entregar tudo no prazo, sem sobre preço e garantir um legado. Estes são os três mandamentos que o secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirmou que estão sendo seguidos na preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele reiterou que 90% das obras já estão prontas e espera que o evento sirva para qualificar o destino.
“O Rio de Janeiro já é um grande destino mundial. Agora temos a oportunidade de mostrar mais da nossa cidade e do modo de vida do carioca”, contou. “A isenção dos vistos durante a competição também irá nos ajudar muito, mas esperamos que isso possa continuar depois”, complementou.
Mello lembrou que por conta do megaevento, a cidade está dobrando a sua capacidade hoteleira e que o principal desafio dos próximos anos é que a demanda acompanhe a oferta. “Temos certeza de que em três ou quatro anos teremos a rede hoteleira do Rio de Janeiro com uma ocupação média entre 70 e 80%”, acredita.
O secretário falou ainda que a cidade ganhará dois novos polos turísticos: a Barra da Tijuca e a região central. Para ele, isso amplia as opções e a experiência dos turistas. Ainda sobre os Jogos Olímpicos, Antonio Pedro destacou o fato de ser a primeira vez que o evento acontece na América do Sul e que isso deve ser explorado na promoção dos jogos. “Estamos conversando para que a marca do evento seja ampliada na promoção do país, pois as Olimpíadas não são do Rio de Janeiro, são de todo o Brasil”, finalizou.
Anderson Masetto, de Londres