Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Brasília recebe 23º Centro-Oeste Tur e planeja atrair mais turistas

Regina Barros, da Visual, Yoshihiro Karashima, do Brasília CVB, Meyre France, da Setur-DF, Cláudia Miranda, Marcela Cuesta, da Inprotur, Nilton Ferreira, da PBTur, Henrique Catela, subsecretário de Comunicação do DF, e Gustavo Gicovate, da Tourlines

Regina Barros, da Visual, Yoshihiro Karashima, do Brasília CVB, Meyre France, da Setur-DF, Cláudia Miranda, Marcela Cuesta, da Inprotur, Nilton Ferreira, da PBTur, Henrique Catela, subsecretário de Comunicação do DF, e Gustavo Gicovate, da Tourlines


Acaba de ter início o 23º Centro-Oste Tur – Salão de Negócios Turísticos 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. De acordo com Cláudia Miranda, diretora da Promove Eventos, esta edição em Brasília conta com 286 expositores e teve 826 agentes pré-inscritos. “Nossa expectativa é receber entre mil e 1.200 agentes de viagens. Receberemos caravanas de Goiânia e do entorno de Brasília. Quanto ao volume de negócios gerados, projetamos uma média de R$ 10 milhões a médio e longo prazo”, declarou ao MERCADO & EVENTOS.

Cláudia Miranda realizou o corte da fita junto a Regina Barros, gerente comercial da Visual Turismo, Yoshihiro Karashima, do Brasília CVB, Meyre France, subsecretária da Secretaria de Turismo do DF, Marcela Cuesta, coordenadora da Inprotur, Nilton Vicente Ferreira, coordenador de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo, Henrique Catela, subsecretário de Comunicação do DF, e Gustavo Gicovate, da Tourlines. Logo após o Inprotur realizou o coquetel de abertura.

O Centro-Oeste Tur conta com a presença de 15 estados, como Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de cidades turísticas e órgãos oficiais. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal é a anfitriã e uma das principais expositoras. Cerca de 10 empresas estreiam no evento nesta edição, que não contará com premiação para os expositores. “Teremos apenas ações de alguns expositores, como da Visual Operadora, que vai promover três capacitações, uma de Vendas, outra de Turismo Religioso e outra para o mercado de Cruzeiros. Além do coquetel oferecido pela Argentina e o sorteio da moto pela Tourlines Operadora”, explicou Cláudia.

Geraldo Bentes, secretário-adjunto de Turismo do Distrito Federal, informou que Brasília investe cada vez mais para solidificar o seu mercado de Turismo, principalmente na área Cultural. “A nossa âncora é a arquitetura, com os projetos de Niemeyer. Mas outros setores vem sendo trabalhados, principalmente o de Cultura. Já somos conhecidos mundialmente como a capital do Rock. Mas nosso Turismo é baseado principalmente do setor de Negócios e Eventos”. Segundo ele, o objetivo é fazer com que o turista, que usa o estado como portão de entrada para outros locais do Brasil, permaneça mais tempo por aqui. Para isso, parcerias vêm sendo firmadas, como com a Secretaria de Culltura, para fortalecer e solidificar a programação cultural da região.

Brasília será sede para a Copa das Confederações em 2013 e vai receber sete jogos da Copa doo Mundo de 2014. A cidade hoje recebe oito voos internacionais – no início de 2011 era apenas um. “Em 2010 recebemos seis mil americanos, já no ano passado foram 19 mil.”, explicou Geraldo. Os Estados Unidos são o segundo maior mercado emissor de turistas para Brasília, o primeiro lugar é da Argentina.

Veja fotos do 23º Centro-Oeste Tur
Centro-Oeste Tur registra 932 agentes com foco em capacitação

Pamela Mascarenhas

Receba nossas newsletters