Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Capoeira deve atrair mais turistas ao Rio de Janeiro nesta alta temporada de verão

WhatsApp Image 2023 11 24 at 09.48.08 Capoeira deve atrair mais turistas ao Rio de Janeiro nesta alta temporada de verão

Erick Maia, atual detentor do cinturão (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro mais uma vez aposta no VMB – “Volta do Mundo – Bambas” (VMB), a maior e mais reconhecida competição de capoeira do mundo, e, em 2024, repete o apoio dado na edição de julho de 2023. O ‘VMB 50K (que correspondeu ao VMB 3) teve um impacto de mídia de 4,3 milhões de reais e alcançou 100 mil espectadores no YouTube.

“Incluir oficialmente o nosso evento no calendário oficial da cidade é mais que um reconhecimento ao esporte que atrai tantos praticantes e simpatizantes, mas mais um importante evento esportivo e turístico para a cidade do Rio de Janeiro”, assinala Hilton Mattos, da organização do VMB, que esteve reunido recentemente com o Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes do Rio. “Schleder já havia apoiado institucional e financeiramente o evento de julho passado e agora, mais uma vez vai apoiar e incluir o evento que se realiza todo último sábado de janeiro no calendário oficial da cidade”.

A expectativa agora é que as visualizações ultrapassem 60 mil horas, com 17 milhões nas redes sociais e um alcance total de 6 milhões de pessoas globalmente, incluindo 570 mil na cidade do Rio de Janeiro. No mercado de esportes marciais, com 600 milhões de fãs e um movimento de 8 bilhões de dólares anualmente a capoeira esportiva oferece oportunidades únicas para empresas associarem sua imagem a este esporte integrado à cultura brasileira.

O VMB 4 não é apenas um evento esportivo, é um marco para o Rio de Janeiro. Com milhares de turistas de todo o mundo escolhendo a Cidade Maravilhosa como seu destino durante a alta temporada, a capoeira se apresenta como uma oportunidade singular para destacar a riqueza da cultura brasileira, explica Hilton Mattos.

WhatsApp Image 2023 11 24 at 09.48.07 Capoeira deve atrair mais turistas ao Rio de Janeiro nesta alta temporada de verão

Capoeira atrai milhares de praticantes e simpatizantes do esporte (Divulgação)

Parque Olímpico – O VMB 4 acontecerá no dia 27 de janeiro, e distribuirá, pela segunda vez consecutiva, uma premiação total de 50 mil reais. O evento que combina entretenimento e performance de alta qualidade será realizado na Arena 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. E, pelo local escolhido para reunir os melhores capoeiristas brasileiros, promete brilhar ainda mais intensamente sob os holofotes de uma atmosfera olímpica.

Na luta principal do evento, Marcus Aurélio Barrãozinho, reconhecido não apenas por suas habilidades na capoeira e no MMA, mas também por sua atuação como ator e duble em filmes e séries, enfrentará Erick Maia, o atual detentor do cinturão. Esta será

“Este duelo vai ajudar a abrir as portas para a capoeira, assim como o McGregor fez no boxe trazendo visibilidade ao MMA”, observa Barrãozinho. “Fiquei surpreso com a polêmica em torno do desafio ao Erick Mala. Tentaram me desqualificar, mas eu vou provar a minha a história. Apesar de o Erick ser talentoso e ter vantagem, minha experiência e meu legado contam.

O campeão do VMB, por sua vez, espera um duelo emocionante e garante que, está preparado para mais um espetáculo. “Barrãozinho é um grande lutador, já demonstrou isso na capoeira e no MMA. A luta terá ação do início ao fim. Sei que ele vai treinar forte, mas eu sou o campeão, estou em excelente forma, treino todos os dias e vou dar o meu melhor para proporcionar mais um espetáculo e voltar para casa com o cinturão”, declara Erick Mala.

No feminino, a vencedora da edição de julho, Michelle Bailarina, enfrentará Thaiza Girassol em outra emocionante disputa de cinturão. A noite contará também com o aguardado duelo internacional, no qual o representante da Espanha, Flavio Magrela (oito vezes campeão mundial), enfrentará o francês Williamson Haiti (oito vezes campeão europeu, tricampeão francês e uma vez campeão mundial).

Receba nossas newsletters