Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Empresa destaca tendências para o setor de eventos para 2023 

Corredores da WTM-LA 2019

Corredores da WTM-LA em 2019 (Eric Ribeiro/M&E)

Com cerca de 590 mil eventos realizados em todo o Brasil em 2022, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o mercado tem apostado ainda mais em novas tecnologias e tendências para 2023, que auxiliam na interatividade e organização dos eventos, com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência completa. Pensando em ajudar os profissionais e fornecedores da área, empresas listaram quatro tendências para o ano que vem.

Aposte nas plataformas digitais

A tecnologia está sendo muito utilizada no segmento de eventos. Isso porque as pessoas estão mais imediatistas e querem ter todas as informações em um único local para que sejam consultadas de maneira rápida durante a ocasião. Já os fornecedores e empresas contratantes buscam por mais agilidade na hora da organização. “Com as plataformas digitais é possível fazer orçamentos muito mais rápidos, ter acesso a uma quantidade muito maior de informações e serviços, e ter mais facilidade no processo de compras. Ainda durante o evento, é possível incluir o mapa para as pessoas se localizarem, programação completa, criar ativações específicas para os usuários, além de proporcionar momentos de interação entre os presentes aumentando o networking. Isso com certeza aumenta a experiência dos participantes”, afirma Camila Florentino, CEO da Celebrar, plataforma que une multinacionais e grandes empresas a pequenos e microempreendedores individuais.

NPS 3.0

Com tantas técnicas essenciais para melhorar a experiência dos clientes em diferentes setores, é preciso, também, medir se tudo isso está funcionando. O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que se consolidou no Brasil e no mundo e tem colaborado de forma assertiva para a construção de experiências melhores através da análise do volume de detratores e promotores da marca. Em uma versão mais atualizada, a metodologia vem se tornando mais inteligente e aprimorada para a mensuração da satisfação e lealdade do cliente. O NPS 3.0 calcula o impacto financeiro dos clientes promotores, por meio de uma métrica chamada Earned Growth Rate, que pode ser livremente traduzida como Taxa de Crescimento Ganho. Assim, é possível identificar a resposta financeira por trás dos clientes que são leais, reunindo dados adicionais para a otimização dos processos e tomada de decisões das empresas. “Quanto mais informações temos nas mãos, mais conseguimos convencer os setores que o investimento em experiência do cliente é fundamental para a manutenção de qualquer negócio, e para o setor de eventos não é diferente. Estamos diante de uma geração muito conectada e, consequentemente, muito mais exigente. Dessa forma, metrificar comportamentos e sentimentos não é mais uma opção, é obrigatório. O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”, explica Tomás Duarte, CEO da Track.co, startup especializada em Gestão de Experiência do Cliente e referência em métricas de monitoramento de CX.

Agenda ESG e Smart Cities dominarão os eventos

As Smart Cities são cidades que aplicam soluções tecnológicas para aprimorar diversos aspectos do cotidiano, como infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade, entre outras questões que impactam o dia a dia de cada morador. A cidade de São Paulo caminha para aprimorar todos esses componentes, mas ainda é preciso acelerar, melhorar e ampliar cada vez mais essas iniciativas para alcançar o patamar de smart city. Segundo dados publicados no portal Instituto Information Management, o mercado de smart cities deverá apresentar um crescimento anual em cerca de 23% nos próximos três anos.

Pensando na transformação da capital paulista em uma Smart City, o Ibrawork, hub de open innovation, foi fundado em 2021 para desenhar programas personalizados de inovação, cultura, comportamento e gestão para empresas dos mais diversos setores. Desde a inauguração, promove eventos e encontros em sua sede para especialistas, executivos e profissionais com a intenção de impulsionar diversos segmentos. Segundo Tania Gomes, Diretora de inovação da empresa, a expectativa é que em 2023 os eventos realizados e apoiados pela Ibrawork estejam focados em tecnologia e ESG. “Esse ano promovemos eventos para entender qual o nosso papel na sociedade civil, especialmente atendendo as agendas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança. Para o próximo ano, é possível prever que a agenda ESG estará na maioria dos eventos, especialmente aqueles que abrem espaço para palestrantes, discussões e painéis. Isso acontecerá porque não há desenvolvimento em qualquer setor sem considerar este tópico “, completou.

Receba nossas newsletters