Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Miami supera São Paulo e passa a ser a capital Ibero-americana da cultura gastronômica

Evento de passagem do título aconteceu na manhã de hoje (24), no estande do Brasil na Fitur

Evento de passagem do título aconteceu na manhã de hoje (24), no estande do Brasil na Fitur

Miami (EUA) passou a ser oficialmente a capital da gastronomia Ibero-americana. O título foi passado por São Paulo, que em 2018 foi detentora da honraria, à cidade americana no estande montado pela Embratur durante a Fitur 2019 em Madri, na Espanha. A feira reúne mais de 10 mil expositores até o próximo dia 27 –  de 165 países/regiões – e é considerada um espaço estratégico para o Brasil promover seus destinos na Europa.

“Capital Ibero-americana da Gastronomia” é uma designação que outorga reconhecimento à excelência gastronômica de um destino. Criado pela La Academia Ibero-americana de Gastronomia, em Sevilla, o prêmio vem sendo concedido desde 2009. Além de São Paulo, cidades como Córdoba (Espanha), Guanajuato (México) e Buenos Aires (Argentina) já receberam o título.

“Esse tipo de ação ajuda a divulgar um dos setores que mais tem atraídos turistas no mundo, que é o gastronômico. Muita gente no mundo hoje coloca a gastronomia de um país, de uma região, como fator determinante para confirmar a visita a um destino”, disse a presidente Teté Bezerra, ao participar da solenidade de transmissão. São Paulo, para Teté, representa uma síntese da gastronomia brasileira. “É composta por influência de praticamente todas as regiões do País”, destacou Teté.

A escolha de São Paulo, no ano passado, foi destacada pelo presidente da Academia Ibero-mericana. Para o seu presidente, Rafael Anson, a cidade representou com brilhantismo o título de capital gastronômica. “São Paulo foi incrível, confirmou uma diversidade cultural traduzida em sua gastronomia que só nos trouxe alegria”, considerou.

Segundo Juan Maqueda, representante da cidade de Miami, a nova detentora do título, o Brasil vai ser convidado a continuar mostrando a sua gastronomia nos Estados Unidos, em 2019. “Vamos convidar todos os meses um país diferente para mostrar em Miami, e queremos que São Paulo esteja lá com toda a sua cultura gastronômica”, informou Maqueda.

A Academia espanhola tem como objetivo fomentar a investigação, divulgação e proteção das atividades gastronômicas em diversas regiões e povos ibero-americanos, assim como cuidar da pureza de suas tradições, apoiar a modernização e impulsionar ações de cooperação internacional. Por atuar de forma ampla em regiões da Espanha e Portugal, tem se caracterizado por promover o turismo de gastronomia em toda a chamada América Ibérica.

Receba nossas newsletters